Divulgados vencedores da etapa municipal do Prêmio MPT na Escola 2019

17/07/2019

A manhã desta terça-feira (16/07) foi de muita emoção para professores e alunos de escolas da rede municipal de Santo Antônio da Patrulha. Foi divulgada no Polo Universitário a relação dos trabalhos vencedores do Prêmio MTB na Escola 2019. Os classificados irão participar da disputa na etapa estadual.

O Prêmio MPT na Escola é um concurso do Ministério Público do Trabalho, que premia trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos em todo território nacional. De Santo Antônio da Patrulha participaram nesta edição, as Escolas Municipais Madre Teresa, Nercy Rosa e Santa Inês. O Prêmio é focado na prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva e a secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli parabenizaram alunos e professores pelo desempenho na execução do projeto. “Aproveitem as oportunidades, valorizem seus professores, sua família. Sejam felizes”, disse o prefeito.

O ator Bruno Barcelos, que integrou a comissão de avaliação dos trabalhos, lembrou que no passado, quando estudava em uma escola municipal, também foi premiado e recebeu uma medalha do prefeito Daiçon. Ele contou que esta experiência “fez toda a diferença em minha vida e espero que aconteça o mesmo com vocês”. Ele destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e disse que foi muito difícil escolher a quem premiar. Também integraram a comissão julgadora, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Taylene Emerin Brigido Oliveira e a Assistente Social coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Cinara Santos escolheram os melhores trabalhos.

Em 2018, Santo Antônio da Patrulha participou pela primeira vez deste concurso, com trabalhos produzidos pelos anos da Escola Municipal Nercy Rosa, obtendo na etapa estadual a classificação em 2º lugar com a poesia­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ A alegria de José, da aluna Danúbia Souza de Jesus, 5º ano em 2018.

Na edição 2019, a participação foi ampliada, através da produção artística dos alunos de 4º, 5º, 6º e 7º anos. Na escola Madre Teresa as atividades foram coordenadas pela professora e diretora: Josimara Bonera Bulher, na Escola Nercy Rosa a encarregada foi a supervisora: Andreia da Luz Gil e na Escola Santa Inês coube a professora e vice-diretora Sandra Helena Rocha a condução das atividades. Pela SEMED, a coordenação do projeto foi feita pela diretora pedagógica Isabel Cristina Oliveira.

Todos os participantes e professores receberam certificados e os vencedores receberam as medalhas. Na etapa estadual os ganhadores receberão prêmio em dinheiro para ser aplicado nas escolas.

Confira os ganhadores na etapa municipal do Prêmio MTP na Escola 2019:

Na Categoria Conto Grupo 1 – alunos de 4º e 5º ano

O título do conto vencedor é: A menina Conceição, escrito pela aluna:

Emili Rocha dos Santos.

Orientada pela professora: Marisa Silva dos Santos, da Escola Nercy Rosa

Categoria Conto Grupo 2 – alunos de 6º e 7º ano

O título do conto vencedor é: Tá na hora, escrito pelo aluno

Pedro Henrique Schmitz da Silva Gross.

Orientado pela professora Cinéia Spitznagel da Escola Madre Teresa.

Categoria Poesia Grupo 1 – alunos de 4º e 5º ano

O título da poesia vencedora é: Os direitos da criança, escrita pelas alunas:

Alice Rosa da Silva e Cristiane Pereira da Silva.

Orientadas pela professora: Bárbara da Cunha Barcellos, da Escola Santa Inês

Categoria Poesia Grupo 2 – alunos de 6º e 7º ano

O título da poesia vencedora é: Jovem Aprendiz, escrita pelas alunas:

Érika da Silva Marques e Vanessa da Silva Ribeiro.

Orientadas pela professora: Lourdes Helena Silva Menezes, da Escola Nercy Rosa.

Categoria Desenho Grupo 1 – alunos de 4º e 5º ano

O título do desenho vencedor é: Sinal vermelho para o trabalho infantil, produzido pelos alunos:

Filipe Rocha da Cunha e Gustavo Muniz da Silva

Orientados pelo professor: Paulo Roberto Dutra Bemfica, da Escola Santa Inês

Categoria Curta-metragem  Grupo 1 – alunos de 4º e 5º ano

O título do curta-metragem vencedor é:  Toda Criança, dos alunos:

Victor Gomes Padilha, Ana Laura Speransa, Maria Clara dos Santos Martins, Luís Henrique Speransa Fraga e  Lavínia Silva da Conceição.

Orientados pela professora: Cristina de Jesus Pires, da Escola Madre Teresa.

Categoria Curta-metragem  Grupo 2 – alunos de 6º e 7º ano

O título do curta-metragem vencedor é: A rotina de um Jovem Aprendiz, dos alunos:

Danubia Souza de Jesus, Gabriel Amaral da Conceição e Jerônimo Meregali Muniz, Gabriele da Silva Gomes.

Orientados pela professora Franciele Serafini de Carli, da Escola Nercy Rosa.

Categoria música

O título da música vencedora é: Criança feliz, dos alunos:

Evilin Kamili de Oliveira Teixeira, Thales Rodrigues de Oliveira, Ana Laura Speransa do Prado, Lorenzo Coelho dos Santos, Greicyelle da Silveira Muniz.

Orientados pelas professoras: Cinéia Spitznagel e Leda Tanise Meroni Pintos de Oliveira

Fonte: ACS-PREFASAP