Dia Estadual da Defesa Civil

09/07/2021

Nesta sexta-feira, 09 de julho, é comemorado o dia da Defesa Estadual Civil. Esta data foi instituída em 29 de junho de 1994, pelo então governador Alceu Collares, pois no dia 09 de julho de 1970 foi criada a Secretaria Estadual de Defesa Civil.

Santo Antônio da Patrulha teve a sua defesa civil criada em 1999 e começou a atuar efetivamente no ano de 2007. O município, juntamente com Caraá, Rolante, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Taquara e Gramado, participa da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortências e Alto Sinos, criada para haver apoio mútuo entre os municípios, bem como troca de conhecimentos da atividade. Nesses onze anos a Oficina já realizou 144 sessões.

“As atividades de defesa civil tem a ver com probabilidades de ocorrências de eventos naturais ou não, com potencial de gerar danos e prejuízos, enfim, um desastre. Por circunstâncias outras, os nossos eventos não possuem a magnitude e o poder de destruição de similares em outras partes do mundo. No entanto, essas circunstâncias, não autorizam a ninguém, nem governos e nem comunidades, a desprezarem ações e medidas de prevenção e de resposta. Defesa civil deve ser diária, intensa, e articulada com os demais setores da sociedade e, é justamente isto que muitas vezes nos falta. Quando não compreendemos o real significado da gestão de risco e do próprio evento – potencial gerador de um desastre - ficamos a mercê de surpresas desagradáveis, de perdas inconsoláveis e de prejuízos que atrasam, ainda mais, o processo de desenvolvimento que precisamos buscar", define o cel. Claudio Silva Rocha, coordenador voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortências e Alto Sinos.

Parabéns, Defesa Civil! Obrigado pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade!

Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS