Departamento de Meio Ambiente dá início ao monitoramento da água da Lagoa dos Barros

08/01/2018

No dia 04 de janeiro, o Departamento de Meio Ambiente deu início ao monitoramento da água da Lagoa dos Barros. Este controle tem o objetivo de avaliar os parâmetros da qualidade da água referente ao lançamento da estação de tratamento de esgoto (ETE) de Osório.

Foram estabelecidos cinco pontos de coleta, próximos aos locais utilizados pelos banhistas e um ponto próximo a Unidade de Conservação Municipal Parque Manoel de Barros Pereira, as coletas deste ano serão realizadas com periodicidade bimestral. Os resultados das análises serão disponibilizados, em breve, no site da Prefeitura Municipal e no Departamento de Meio Ambiente. “É de suma importância acompanharmos a qualidade da água deste manancial para observar os efeitos do possível lançamento de efluentes da ETE de Osório. A Lagoa dos Barros é um ambiente sensível devido a baixa renovação de suas águas e o lançamento dos efluentes causará alterações, mesmo que lançados nas melhores condições possíveis”, disse a bióloga do Departamento Miriam Santos Borba.

Atualmente a ETE de Osório possui autorização judicial para lançar seus efluentes na Lagoa, mas o município de Santo Antônio da Patrulha irá interpor recurso de apelação contra a decisão de 1° grau.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PrefaSAP