Defesa Civil de SAP promove grande evento regional

18/08/2017

47 Representantes das regiões do Vale do Paranhana, das Hortênsias e Altos Sinos estiveram presentes

A Defesa Civil de Santo Antônio da Patrulha promoveu um grande encontro nesta quinta-feira (17/08) para representantes dos municípios das regiões do Vale do Paranhana, das Hortênsias e Altos Sinos. 47 cidades estavam representadas no evento realizado no Qorpo Santo, que contou ainda com a presença de diversas autoridades. Além do prefeito Daiçon Maciel da Silva e do coordenador da Defesa Civil local, também participaram o Cel. Alexandra Martins, da Casa Militar, representando o governador José Ivo Sartori, o secretário Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina/SC, Ten. Cel. Fabiano de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o coordenador Voluntário da Oficina Regional, Cláudio Silva da Rocha, e os prefeitos de Caraá, Rolante e Parobé.

A abertura foi feita pelo prefeito Daiçon, que cumprimentou os organizadores do evento e os visitantes que procuraram o aperfeiçoamento. Falou da valorosa equipe que atua hoje, voluntariamente no município, com exceção do coordenador, Marcelo Silveira, e destacou o orgulho em ter implantado a Defesa Civil em Santo Antônio da Patrulha, na sua gestão passada, sendo à época, uma das primeiras criadas no Rio Grande do Sul.  "Isso é planejar e cuidar da cidade. Estamos trabalhando com este foco! Parabéns a todos que participam deste processo", disse o prefeito.

A programação se estendeu durante todo o dia com palestras e rodas de conversas debatendo o tema do evento, “Estruturas municipais operacionais, técnicas e tecnológicas para a gestão dos riscos de desastres”.

Na parte da manhã o público conferiu as palestras:

“Possíveis efeitos locais das mudanças climáticas”, proferida pelo Prof. Francisco Eliseu Aquino - Departamento de Geografia – UFRGS e “O que é um sistema de alerta”, ministrada por Victor Marchezini – CEMADEN.

Durante a tarde foi realizada a apresentação do Projeto CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) na Educação, seguida dos trabalhos Mesa Coletiva e Debates com os seguintes temas:

“O papel da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na criação de estruturas municipais de Defesa Civil” – Ten. Cel. Jarbas Trois de Ávila - Subchefe da Defesa Civil Estadual do Estado do Rio Grande do Sul;

“Política Estadual de Defesa Civil no Estado de Santa Catarina” Ten. Cel. Fabiano de Souza - Secretário Adjunto de Estado Defesa da Civil do Estado de Santa Catarina;

“Estruturas estaduais de monitoramento, alerta e alarme” – Fernando Meirelles – Diretor do DRH/SEMA-RS;

“Sistemas tecnológicos de alerta e alarme” – Marcelo Seluchi – CEMADEN;

“Planos Comunitários de Redução de Risco: uma proposta de organização da resiliência” – Prof. Mário Freitas – UDESC/SC.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE