Curso de informática em Santo Antônio da Patrulha desperta novas experiências para idosos

05/12/2019

Experiência eles têm de sobra, mas estão provando que nunca é tarde para aprender e viver novas emoções. O curso “A informática redimensionado as relações a partir dos 60 anos”, do Polo Universitário Santo Antônio da Patrulha vem permitindo que centenas de idosos do município tenham novas vivências jamais sonhadas. Além do aprendizado eles ganharam amigos e momentos agradáveis na rotina. Nesta semana, eles concluíram mais um ano de atividade, em um jantar no CTG Patrulha do Rio Grande com muita emoção e alegria.

Valdir Meregalli, de 71 anos, conta que após a aposentadoria sentiu que precisava de algo que o envolvesse, não queria apenas dormir e assistir televisão, segundo ele. “Descobri o Polo Universitário e pedi uma vaga. Não foi difícil entrar. Difícil é sair porque é muito bom.”

Conforme a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente é uma satisfação ver o desenvolvimento desses alunos, que além de colegas se tornaram grande amigos. Ela conta que eles confraternizam com cafés da tarde, onde cada um leva um prato e, que inclusive já virou livro de receitas. A motivação no curso é variada, para passar o tempo ou para se comunicar com familiares que moram distantes. As redes sociais e o uso das tecnologias no celular também compõem as aulas do curso, que são ministradas pela professora do Município, Josélia Fraga.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva cumprimentou a todos pelo “exemplo de superação e alegria de viver. Com o aumento da expectativa de vida, os municípios precisam estar preparados em oferecer políticas públicas para os idosos. Hoje além do projeto de informática no Polo, o Município oferece ginástica na praça, hidroginástica, dança, coral, entre outras atividades que buscam a qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos”.

Também prestigiaram o evento, a secretária municipal da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, o presidente do Legislativo, Rodrigo Massulo e os vereadores Jair Belolli André Selistre.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP