Criado do Sistema Municipal de Cultura

29/01/2018

Por iniciativa da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, foi criado o Sistema Municipal (Lei nº 7.962, de 27 de dezembro de 2017, aprovada pela Câmara de Vereadores).

Segundo a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, o sistema visa a proporcionar efetivas condições para o exercício da cidadania cultural, estabelecer novos mecanismos de gestão pública das políticas culturais, promover a economia da cultura e o aprimoramento artístico-cultural e criar instâncias de efetiva participação de todos os segmentos sociais atuantes no meio cultural de Santo Antônio da Patrulha. “Além disso, agora estamos preparados para concorrer em editais estaduais e nacionais da área cultural, pois nos adaptamos aos moldes exigidos pela legislação”, destaca a secretária.

O diretor de Cultura e Turismo, Márnei Consul, explica que o sistema é constituído pelos seguintes entes orgânicos e institucionais: Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes; Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura; Plano Municipal de Cultura; e Fundo Municipal de Desenvolvimento da Cultura, Desporto e Turismo. Há, ainda, a Conferência de Cultura, a ser realizada anualmente. “O município contava com o fundo e, para nos adequarmos ao Sistema Nacional de Cultura, foi necessário criar o conselho e o plano, ações às quais nos dedicamos intensamente neste ano”, finaliza ele.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE

Fonte: PREFASAP