Corpo de Bombeiros orienta e incentiva empresários para a regularização e prevenção de riscos

imagem-noticia

03/02/2021

Você sabia que o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realiza atendimento para ajudar empresários a deixarem seus negócios em dia com a corporação?
 
O projeto Bombeiro Orienta tem como principal objetivo incentivar a regularização da prevenção contra riscos de incêndio nos pequenos comércios do Estado. O serviço, realizado todas às quartas-feiras, nos 93 municípios gaúchos onde há unidade da corporação, é gratuito.
 
Quem tiver interesse deve comparecer à sede dos Bombeiros levando as seguintes informações: número de CNPJ do estabelecimento, endereço completo, a atividade que é desenvolvida no local, número de pavimentos e a área total construída, nome, CPF, endereço, telefone e e-mail do proprietário do imóvel.
 
O projeto foi pensado após a corporação identificar que algumas pessoas tinham dificuldades com as ferramentas eletrônicas ao solicitar o procedimento pelo site. A iniciativa visa também oferecer à população um atendimento mais próximo do CBM.
 
O Bombeiro Orienta envolve dois tipos de licenciamentos. O primeiro é a emissão do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) e o segundo é a validação do Plano Simplificado de Proteção Contra Incêndio (PSPCI) para imóveis de baixo risco contra sinistro. Ambos os licenciamentos dispensam a participação de um responsável técnico (engenheiro ou arquiteto), o que é exigido apenas para a certificação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) completo.
 
O CBM está disponível para sanar eventuais dúvidas através do telefone 3662-2055, ou na própria unidade que fica localizada na RS 030, Km 54 – Parada 176.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE