#Coronavírus: Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social divulga alterações no atendimento ao Público como medidas de prevenção ao coronavírus

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20/03/2020

Como medidas de prevenção ao Covid 19, a secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) adotaram algumas medidas para evitar a exposição e aglomeração de pessoas.

 Assim temporariamente o atendimento prestado nas Agências FGTAS/Sine, no Programa Gaúcho do Artesanato e no Vida Centro Humanístico.

 

Diante dessas alterações, sugerimos os trabalhadores entrem em contato com as Agências para verificação dos horários de atendimento. Os telefones e endereços estão disponíveis no site da FGTAS: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

 

Orientações aos trabalhadores para buscar os serviços de forma digital.

 

Para diminuir as aglomerações de pessoas e o tempo de permanência nos lugares públicos, a FGTAS orienta os trabalhadores a buscarem atendimento no ambiente digital:

 

Oportunidade de emprego

 

Cadastro de vagas - Empregador

O empregador pode selecionar trabalhadores através das Agências FGTAS/SINE, por meio do site da FGTAS ou do Portal Emprega Brasil do Ministério da Economia.

No Portal Emprega Brasil  (empregabrasil.mte.gov.br)  o empregador pode anunciar vagas de emprego, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção.

Também é possível disponibilizar as vagas nas Agências, através do preenchimento do formulário no site da FGTAS (https://www.fgtas.rs.gov.br/captacao-de-vagas). 

 

 

Trabalhador - Aplicativo Sine Fácil – cartas de encaminhamento

Através do Aplicativo Sine Fácil, é possível se candidatar às vagas de emprego, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego.
Para acessar as informações é necessário entrar com cidadão.br ou obter uma chave de acesso (QRCode), através do portal de serviços - https://servicos.mte.gov.br  - ou em uma Agência FGTAS/SINE. Acesse o nosso passo-a-passo para maiores informações: https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo.

 

 

Carteira de Trabalho

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple ou na Play Store do Android) ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

 

Com a Carteira de Trabalho Digital, você acompanha seu contrato de trabalho e tem acesso aos registros trabalhistas anteriores. As anotações que eram realizadas na CTPS Física agora são feitas somente eletronicamente e o acompanhamento é realizado através da Carteira de Trabalho Digital;

 

 

Seguro-Desemprego

 

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet. Para tanto precisará realizar um cadastro no site: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Após 7 dias da dispensa, pode ser encaminhado o Seguro-Desemprego. O trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br) clicando em “Quero me cadastrar” ou na opção “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.

 

Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária.

 

Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

 

Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer a uma Agência FGTAS/Sine e levar todos os documentos recebidos pela empresa, documentos pessoais, Carteira de Trabalho (não obrigatória). Caso a Carteira for virtual (digital) basta declarar no ato do atendimento.

 

Caso ocorra problemas no encaminhamento do seguro-desemprego on-line, entre em contato através do telefone 158.

 

Agendamento Seguro-desemprego

As Agências FGTAS/Sine oferecem atendimento de encaminhamento de seguro-desemprego com agendamento. O agendamento objetiva fornecer maior comodidade para o trabalhador e pode ser realizado no site da FGTAS: https://www.fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego.

 

 

PROCON

O atendimento ao público do PROCON/SAP está suspenso e será interno nos dias 23, 25, 27, 31 de março e no dia 02 de abril de 2020. Para não sair de casa, os atendimentos podem ser solicitados pelo email procon@santoantoniodapatrulha.rs.gov.br

Para mais informações entrar em contato no telefone (51)3662-7276.

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Todos as atividades desenvolvidas para o grupo da terceira idade estão suspensas. Também no projeto Pé Quente, que atende crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola, estará paralisado até o dia 02 de abril.

 

CRAS - Cadastro Único/Programa Bolsa Família

O atendimento ao público para o Cadastro Único/Programa Bolsa Família será reduzido, das 8h às 11h30min. Para mais informações entrar em contato no telefone (51)3662-5146.

 

CREASCentro de Referência Especializado de Assistência Social

O atendimento ao público para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social será reduzido, das 8h às 11h30min. Para mais informações entrar em contato no telefone (51)3662-5796.

 

Loja Solidária – Central de Doações

Funcionamento nas quartas-feiras pela manhã, com atendimento reduzido.

 

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS