#Coronavírus: Prefeito anuncia novas medidas sobre Coronavírus

18/03/2020

Aulas na rede municipal serão suspensas de 19 de março a 02 de abril

No final da tarde dessa terça-feira, o Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva comunicou novas medidas adotadas pelo Município em relação ao Coronavírus. Acompanhado dos secretários da Saúde, Charlis Santos, da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e da presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, Rosimeri Lumer, ele anunciou durante uma Live nas redes sociais da prefeitura, a paralisação nas escolas municipais de 19 de março a 02 de abril e deu outras orientações.

Daiçon reforço que esta e outras decisões partem da orientação do Comitê, que é composto por profissionais da Saúde da rede pública e do hospital Santa Casa – Santo Antônio e dos entes federados, como FAMURS, Granpal e do Governo do Estado.

“É uma decisão difícil, que precisa ser planejada, especialmente no que se refere à paralisação das aulas, pois sabemos da dificuldade que pais irão encontrar com as escolas fechadas. No entanto, o momento exige este isolamento, por isso peço a compreensão de todos. A vida é mais importante”.

A secretária da Educação disse que os 200 dias letivos exigidos por lei ao ano deverão cumpridos e que os professores e alunos terão atividades durante o período. Reforçou que este período não deve ser de férias, de passeio em shoppings, que o momento é de reclusão e preservação da saúde.

Conforme o secretário da Saúde, Charlis Santos diz que não há casos registrados no Município e que algumas pessoas que viajaram e retornaram de locais de risco estão sendo monitoradas. A orientação é que este procedimento seja realizado por 14 dias, período em que pode ocorrer a manifestação da doença.

Ele também fez um apelo à iniciativa privada, empresários, realizadores de eventos, pastores, párocos para que suspendam eventos ou atividades com aglomeração de pessoas.

O prefeito diz que o objetivo não é assustar a população, mas alertá-la para a importância da prevenção e de cuidados que podem evitar a contaminação. Todos os eventos da Administração nos próximos 30 dias não devem ser realizados, conforme prevê o decreto. Reuniões de grandes grupos, capacitações também estão sendo suspensas por este período.

Conforme a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Rosimeri da Silva Numer, todas as consultas eletivas (que não são de urgência) estão suspensas e serão remarcadas. “Só procure os postos de Saúde se estiver precisando de atendimento, para evitarmos aglomerações e para que usuários com sintomas gripais e de urgência possam ser atendidos de imediato ”, explicou.

Ela disse que todas as clínicas geriátricas estão sendo orientadas para que não recebam visitas de amigos e familiares dos idosos, pois são mais suscetíveis a doenças. Ela lembra a importância da prevenção, como lavar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, evitar locais de aglomeração de pessoas, medidas simples que podem evitar o contágio. No ambiente de trabalho e demais locais, bem como no transporte coletivo, onde há mais pessoas, deixar as janelas abertas.

Rosimeri diz que os sintomas do Coronavírus são assemelhados com o da gripe e só aconselha procurar a unidade de Saúde, aqueles que viajaram ou tenham contato com alguém que viajou, idosos com doenças crônicas, febre alta, falta de ar e na persistência dos sintomas. Casos de resfriado simples, apenas com uma secreção nasal, devem evitar ir ao hospital.

A forma de contágio se dá por meio de contato direto, como beijo, abraço, aperto de mão, pelo ar, ou contato com pessoas contaminadas – espirro, tosse, catarro.

Todas as informações pelo na Vigilância em Saúde – 3662.1639 e na secretaria 3662.7555.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP