#Coronavírus: Medidas de isolamento serão mantidas em Santo Antônio da Patrulha

imagem-noticia

30/03/2020

Na manhã desta segunda-feira (30/03) o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, ao lado do vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz e do presidente do Legislativo, André Selistre, disse que as medidas de isolamento serão mantidas, de acordo com o decreto 059/20. Ele anunciou o prazo volta às aulas será alterado, obedecendo a determinação do Ministério da Saúde, de não reabrir as universidades e escolas antes de 1º de maio.

“Enfatizamos que, diante do anúncio do Ministério da Saúde neste final de semana, de dar uma orientação para os Municípios nas próximas horas, resolvemos aguardar este posicionamento e nossa decisão pode mudar  a qualquer momento. Estamos aqui debatendo, ouvindo os especialistas em prol da vida, mas não queremos dissociar isso da questão econômica. No entanto, temos que agir com cautela, para não recuar quando for tarde demais”, explicou.

O encontro reuniu representantes do comércio, serviços e indústria, dos seis respectivos sindicatos da classe trabalhadora, da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, da OAB local, das forças de segurança pública (BM e CB) e outros segmentos.

A primeira proposta apresentada pela ACISAP de reabertura do comércio nesta quarta-feira (01/04) não foi acolhida pelo Comitê e validada pela Administração Municipal. As razões fundamentadas na necessidade de conter a propagação do vírus e melhor equipar o sistema de saúde foram justificadas pelo Comitê, Secretaria Municipal da Saúde, Hospital Santa Casa Santo Antônio e Ministério Público. Daiçon disse que suas decisões sempre estarão amparadas nas orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O prefeito garantiu que ainda no dia de hoje o decreto 059 estará sendo analisado e que novas alterações deverão surgir, no sentido de flexibilizar o funcionamento de alguns estabelecimentos até então não considerados essenciais. Disse que o Exército está sendo acionado para atuar em Santo Antônio da Patrulha, especialmente para contribuir com o cumprimento das medidas de isolamento.

Outra ação anunciada pelo prefeito é a criação do Comitê de Crise, que irá gerir decisões relacionadas à pandemia em conjunto com  representações de entidades de classe. Ele também falou que haverá estudo para prorrogar pagamentos de tributos municipais.

O secretário da Saúde, Charlis Santos pediu um pouco mais de tempo para que a população possa ser atendida da melhor forma possível, pacientes de coronavírus ou não. Um “hospital sentinela” será montado só para atender casos suspeitos da Covid 19 e 8 médicos e 10 técnicos de enfermagem estão sendo contratados para reforçar o atendimento de pacientes  na rede básica de saúde. Eles assumem de forma gradativa a partir de 06 de abril, levando em torno de 10 dias para a equipe estar completa.

 

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito 

Fonte: ACS-Prefasap