#CoronaVírus: Confirmado 1º caso de Coronavírus em Santo Antônio da Patrulha

22/03/2020

Na tarde deste domingo, 22, foi confirmado o primeiro caso positivo para Covid-19 – Coronavírus no município. O jovem de 28 anos veio do exterior e ao chegar em Santo Antônio da Patrulha, percebendo os sintomas, contatou o setor de Vigilância em Saúde para informar a situação.
Os procedimentos necessários, como o isolamento imediato e a coleta de exame domiciliar  foram realizados. O material enviado para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública/RS confirmou positivo para a doença.

O homem que está em isolamento desde sua chegada e se mantém estável. No dia 19, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus havia anunciado o registro de três casos suspeitos de COVID 19, em Santo Antônio da Patrulha. Os outros dois casos foram negativados.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva e o secretário da Saúde, Charlis Santos fizeram um comunicado sobre o primeiro caso confirmado no município ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. Eles reforçaram o pedido para que a população fique em casa, saindo somente em casos de extrema necessidade.

O prefeito também citou o decreto de calamidade pública e que seu cumprimento será fiscalizado pela Brigada Militar, Defesa Civil e prefeitura. A desobediência do mesmo poderá implicar  em penalidades de multa, interdição total ou parcial da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento previstas no Código de Posturas Municipal e legislações correlatas.

Para informações sobre Coronavírus, bem como, para denúncias os telefones 3662.7555 ou 3662.7550 da secretaria da Saúde estarão disponíveis diariamente até às 18 horas. A partir deste horário, dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas pelo número 150 do Ministério da Saúde.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-Prefasap