Conselhão aprova plano funcional para RS 030

01/08/2019

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha reuniu membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão na noite desta quarta-feira (31/08), na Câmara de Vereadores.
Com o quórum necessário, o Conselho aprovou por unanimidade o Plano Funcional para reorganização da RS 030 no perímetro urbano, elaborado pela prefeitura, através da secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão com o apoio do DAER - Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens.
O secretário Ferulio José Tedesco apresentou um histórico sobre “este gargalo na mobilidade na área central do município. Há 30 anos temos esta dificuldade, que com o crescimento da população e do comércio só aumenta”, disse.
Ele explicou que em 2017 os estudos iniciaram e que no ano passado já foram apresentados para diversos setores da sociedade.
“A discussão e aprovação pelo Conselhão torna este projeto da comunidade e não de um governo, para que não corra o risco de não ter continuidade com as trocas de gestores”, explicou.
Também participaram do encontro a promotora pública, Dra. Graziela Velleda, o vice-presidente da ACISAP/ CDL, superintendente do Departamento de Faixas de Domínio do DAER, Paulo Dickman e Vereadores.
José de Moraes Barros.
A promotora explicou que em 2018 um termo de cooperação entre o Ministério Público Estadual e o DAER iniciou uma série de adequações nesse sentido em município gaúchos. O risco de acidentes, a falta de mobilidade motivaram o MP a buscar uma solução para a questão.
Ela disse que Santo Antônio da Patrulha está indo além com este projeto mais completo que prevê ciclovias e envolvendo a sociedade que é quem vai ganhar com isso.
A arquiteta da SEGPLA, Natália Costa apresentou o projeto, que conta com a duplicação da rodovia, ciclovia, passeios e estacionamento desde a rótula da Da Colônia até a estrada Octavilina Amoreti Bier, na Lomba Vermelha. Ela disse que poucas intervenções serão necessárias junto à imóveis próximos a rodovia. “Nenhum imóvel terá que ser retirado para a execução do projeto. Outro ponto explicado pela arquiteta foi de que o projeto poderá ser executado em partes, de acordo com os recursos disponíveis e buscando causar o menor transtorno possível.
O prefeito agradeceu a todos os envolvidos, disse que agora o próximo passo é buscar os recursos. “Captamos recursos para asfaltar a Rota da Rapadura, para asfaltar 15 ruas do município e agora, com a participação da sociedade  vamos tornar o projeto de reorganização da RS 030 é uma realidade.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito