Confirmado 16º caso de Covid – 19 em SAP

15/06/2020

Município permanece na bandeira laranja

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica em Saúde, informou nesse domingo (14/06) o 16º caso de Covid 19 no município. O homem de 38 anos apresentou sintomas de síndrome gripal leve e foi testado por exame particular por meio da empresa em que trabalha na região metropolitana. Ele passa bem e a família está em monitoramento.

Na sexta-feira (12/06), a presidente do Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Covid -19, Rosimeri Numer comunicou o resultado positivo do exame realizado em uma paciente que faleceu e que, portanto se tratava de um caso suspeito. Conforme a presidente, a senhora de 103 anos possuía outras patologias e esteve internada no Hospital de Clinicas em Porto Alegre há alguns dias. “Após retornar para casa, acabou dando entrada no hospital Santo Antônio com sintomas de Covid – 19, por isso foi realizado o teste de imediato, que teve seu resultado em 48 horas, quando a paciente já havia falecido”.

Santo Antônio da Patrulha permanece na bandeira Laranja, que significa risco médio. O anúncio foi feito nesta tarde (13/06) pelo Governo do Estado. O número de casos e o índice de ocupação de hospitais com pacientes infectados na região vêm subindo a cada semana e as autoridades patrulhenses temem o enquadramento da região na bandeira vermelha. Por isso, reforçam a importância de manter o distanciamento social e as etiquetas de higiene. Muitos municípios gaúchos foram classificados com a bandeira vermelha e neste caso, as restrições são bem mais severas, especialmente para o setor econômico.

Ainda nesse domingo, não havia caso suspeito através de coleta.

Os casos confirmados somam 16, sendo que destes, 04 foram exames feitos pelo Laboratório do Estado, 04 foram através de testagem rápida e 08 de coleta laboratorial particular. Destes, 13 pacientes já estão curados.

Um caso permanece ainda em internação hospitalar até o momento desta publicação.

Os casos confirmados permanecem mesmo após a cura, devendo ser mantidos e divulgados a cada boletim emitido, conforme instruções da Vigilância Epidemiológica.

Os casos descartados são 167, sendo que destes, foram 65 coletas para análise laboratorial e 102 realizados através de testagem rápida.

Os de Síndrome Gripal, considerados como casos "prováveis" de COVID-19, são 05. Todos em isolamento, inclusive os familiares da residência.

Os casos em monitoramento sofreram um pequeno aumento e agora somam 41 pacientes. Estes também permanecem em casa sob isolamento com todos os familiares da residência.

Para informações sobre Coronavírus: Central Covid-19 SAP no 9 9978-4810. Os telefones 3662.7555 ou 3662.7500 da secretaria da Saúde estão disponíveis diariamente das 8h às 17h. A partir deste horário, dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas pelo número 150 do Ministério da Saúde. Para denúncia referente ao descumprimento do decreto de calamidade ligue 3662.8424, na ouvidoria da prefeitura.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP