Conferência Municipal de Assistência Social debate o fortalecimento do SUAS

21/08/2017

Ocorreu na última sexta-feira a XI Conferência Municipal da Assistência Social. O evento realizado durante todo o dia na Câmara de Vereadores foi promovido pela prefeitura, através da secretaria municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

A abertura foi marcada pelas apresentações de participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como o Coral Carmem Carolina e a dança de alunos do projeto Pé Quente, um momento que emocionou os presentes. O grupo de capoeira também fez uma apresentação na abertura dos trabalhos da tarde.

O vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, representando o prefeito Daiçon Maciel da Silva na ocasião, chamou a atenção para a importância das políticas públicas como oportunidades de formação e crescimento do cidadão.

A secretária Ana Cristina Ramos agradeceu a presença de todos e destacou ser fundamental o planejamento das ações e que a Conferência é o espaço adequado para discussões sobre os caminhos da assistência social no município.

O evento contou com a palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas”, tema da Conferência em 2017, ministrada por Isadora Jung Bento, do Conselho Estadual de Assistência Social.

Durante a tarde foram apresentados e debatidos os quatro eixos da Conferência, que dizem respeito à proteção social; gestão democrática e controle social; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos.

No final da Conferência foram eleitos os delegados municipais, que irão representar Santo Antônio da Patrulha na XII Conferência Estadual, a saber:

Delegado Governamental - Adriana Maria da Silva - Titular

Ana Cristina Ramos Cardoso - Suplente

Sociedade Civil - Mônica Iranize de Oliveira Lopes - Titular- Segmento: Ong Videira

Jandira dos Santos Rosa Viegas – Suplente - Segmento: Comunitário/ Usuário

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS