Concurso estudantil define marca do 30º Raízes e 4º Raizinha

08/04/2019

Aconteceu na sexta-feira no Gabinete do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, a escolha da marca que irá representar a 30º Edição do Raízes e 4º Raizinha. O evento que reúne a história do município patrulhense será realizado em outubro de 2019.

Os 10 melhores trabalhos foram premiados com medalhas e serão publicados no livro do evento. Desses, um foi o vencedor, tendo seu desenho como base para a marca do Raízes 2019.No total, 66 alunos participaram de 14 escolas de Santo Antônio da Patrulha.

A aluna VITÓRIA APARECIDA SILVEIRA DA SILVA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Jaú, teve seu desenho escolhido pela Comissão Julgadora, que foi composta pelos seguintes integrantes: Maria da Graça Goulart Ourique – Artesã; Jaime Nestor Müller – Instituto Histórico e Geográfico de SAP; Maria Rosalva Oliveira Rocha – Conselho Municipal de Políticas Públicas de Cultura; Ana Clara Maciel – Grêmio Literário Patrulhense e João Pedro Krech – Artista Plástico.

Rosalva disse que ficou muito feliz em ver desenhos feitos por pessoas tão jovens, que tão bem mostraram nossa história, nossas origens.

Na ocasião da entrega, familiares, diretores e professores orgulhosos acompanhavam os estudantes. Também participaram da solenidade as secretárias municipais da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli e da Cultura, Turismo e Esportes, demais secretários e a procuradora geral do Município, Digiane Stecanella.

O prefeito Daiçon lembrou a idealizadora do Raízes, Vera Maciel Barroso, que há mais de 30 anos se esforça para a realização deste trabalho, que segundo ele é de fundamental importância para a “valorização da nossa cultura e preservação de nossa identidade”, disse.

Confira a relação dos 10 melhores trabalhos:

• EEEF Jovelino Theodoro – aluna CAMILLY MOURA DA SILVA, 9º ano, professora responsável Cínthia Martins

• EEEM Professor Cândido de Barros – aluna ELOISA PEIXOTO GIL, 9º ano, professora responsável Juliana Peixoto da Silveira

• EEEM Professor Cândido de Barros – aluna MANUELA ROCHA DE OLIVEIRA, 8º ano, professora responsável Erinéia de Souza Terra

• EEEF Visconde do Rio Branco – CAROLINA MARQUES DOS REIS, 7º ano, Professora Adriana Monteiro Silva

• EEEF Visconde do Rio Branco – ISABELLA DE OLIVEIRA, 8º ano, professora responsável Vanice Maria Castilhos de Souza

• EMEF José Telmo Martins – ANA CAROLINA SIMON DOS SANTOS, 9º ano, professora responsável Magda Guimarães Gravem

• EMEF José Telmo Martins – HÉRIKA MAGALLY FERRI DE OLIVEIRA, 9º ano, professora responsável Magda Guimarães Gravem

• EMEF Nercy Rosa – ÉRIKA DOS SANTOS ALMANSA, 9º ano, professora responsável Francieli Serafini de Carli

• EMEF Nossa Senhora de Fátima – VITÓRIA APARECIDA SILVEIRA DA SILVA, 8º ano, professora responsável Francieli Serafini de Carli (*vencerdora)

• EMEF Nossa Senhora de Fátima – MATHEUS VARGAS FRAGA, 9º ano, professora responsável Francieli Serafini de Carli

A cada 10 anos, o evento é realizado em Santo Antônio, município mãe de tantos outros. Santo Antônio da Patrulha é cidade mãe de sete municípios gaúchos, tem 33 netos, 27 bisnetos e 10 trinetos. Quando realiza o Raízes, que reúne todas as cidades originárias de Santo Antônio da Patrulha, o Município também promove o Raizinha, destinado a contar histórias de Santo Antônio da Patrulha exclusivamente.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP