Comitê para Promoção da Vida divulga ações neste Setembro Amarelo

08/09/2020

Com a pandemia do novo Coronavírus as estatísticas têm relevado situações de descontrole emocional na sociedade. Um estado de pânico social em nível global e a sensação do isolamento social desencadeia sentimentos como o medo, a insegurança e a angústia, podendo resultar em situações graves, colocando em risco a vida. Assim, especialmente neste mês, com a campanha Setembro Amarelo, de Prevenção ao Suicídio, o Comitê para Promoção da Vida quer auxiliar pessoas que estejam passando por dificuldades neste sentido.

Ainda no final do ano passado, muito antes do surgimento da pandemia, o Município de Santo Antônio da Patrulha criou o Comitê para Promoção da Vida, Prevenção ao Suicídio e Posvenção em Comportamento Suicida. Instituído pelo Decreto nº 284 de 24 de novembro de 2019, tendo por objetivo promover a vida, desenvolvimento de atividades intersetoriais com parcerias entre as entidades que cuidam da saúde mental da população Patrulhense, elaborando planos para valorização da vida.

Conforme o prefeito Daiçon Maciel da Silva, “com a gerência da Santa Casa no hospital Santo Antônio, onde somos referência em psiquiatria, estamos conquistando ótimos resultados em saúde mental de pacientes. Ampliamos o atendimento e qualificamos o trabalho com a atenção básica”, afirma. Daiçon lembra que desde o dia 24 de março, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial do Município está com atendimento online ao cidadão com os profissionais de saúde por perfis no Skype e também por telefone 3662 6772, que também é whats app. No mês passado, o Município inaugurou o AMENT, mais um centro de atendimento em saúde mental especializado que conta com psicólogos e psiquiatras. “O comitê fortalece ainda mais nossas ações, especialmente agora, neste momento de esgotamento emocional em que vivemos”, disse.

O comitê é composto por representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Centro de Atendimento Psicossocial, do Hospital de Santo Antônio, de Agentes Comunitários da Saúde, o Conselho Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal da Educação.

A médica responsável técnica pela Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Santo Antônio da Patrulha, Dra. Márcia Müller, reforça que o comitê foi criado justamente para valorizar à vida, e, “sabendo que muitas pessoas estão sofrendo com este momento turbulento de pandemia, queremos divulgar que o Comitê está à disposição para ajudar. A vida é o bem mais importante. Se você não estiver se sentindo bem, ou conhece alguém que esteja passando por momentos difíceis, com pensamentos negativos, nos procure. Estamos aqui para ajudar”, explicou.

Mais informações pelos telefones: Hospital - 3662 7600, CAPS - 3662 6772, AMENT – 3662-7566 e CVV – 188.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA