Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 quer apoio dos vereadores

imagem-noticia

12/05/2020

Representantes do Comitê de Prevenção e Enfretamento ao Covid-19 de Santo Antônio da Patrulha usaram a tribuna livre da última sessão da Câmara de Vereadores, que ocorreu ontem (11/05), para pedir a ajuda dos vereadores na conscientização. 

A médica Virginia Bestetti e a odontóloga Raquel Porcher informaram que os atendimentos eletivos retornaram no dia 04 de maio de 2020 em todas as unidades de saúde do município. Explicaram que as pessoas com síndromes gripais e outros sintomas relacionados à Covid-19, por enquanto, devem se dirigir somente ao Posto de Saúde Central. O ESF Menino Deus foi destinado apenas para os atendimentos pediátricos e gestacionais que não apresentam sintomas da doença.

Também divulgaram que os postos do interior estão atendendo mediante agendamento prévio, tendo em todas pelo menos um médico, para os pacientes que não apresentam sintomas. Os horários para consultar com a enfermeira, médico ou dentista são divididos para evitar aglomerações e podem ser marcados por telefone. A unidade móvel no momento não tem previsão de retorno, pois se trata de um atendimento que não é possível agendar, podendo gerar assim, aglomeração.  

O Comitê também explicou que a realização dos testes se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Com isso, a decisão de testar deve basear-se em critérios clínicos e fatores epidemiológicos e vinculados a uma avaliação da probabilidade de infecção. Os protocolos de triagem devem ser adaptados para a situação local.

Segundo a Dra. Virginia, atualmente os testes disponíveis são o Teste Molecular do Vírus (RT-PCR): detecta o material genético do vírus (RNA) e o Teste Rápido de IgM e IgG (sorologia): detecta a produção de anticorpos. “Ambos têm instruções precisas de como e quando devem ser aplicados para um resultado confiável”, destacou a médica.

Para acessar o Protocolo de utilização de testes para o diagnóstico de COVID-19 está disponível no Boletim Epidemiológico 05 da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Patrulha, no link http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/pmsap/. Clique no banner “Medidas Covid-19” do lado esquerdo, na aba “Boletins Epidemiológicos Santo Antônio da Patrulha”. 

A odontóloga Raquel reforçou a necessidade de utilizar máscara, respeitar o distanciamento social e as etiquetas de higiene. “Pedimos a ajuda de todos os vereadores na conscientização da população. Precisamos ressaltar que todos esses procedimentos são essenciais para o combate do vírus e não custam quase nada”, destacou. 

“Nós esperamos que ninguém precise perder alguém por causa do Covid-19 para perceber o quanto a prevenção é necessária”, ressaltou a dra. Virginia.

 

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS