Comissão apresenta balanço da situação dos refugiados no município

24/01/2019

À pedido do prefeito Daiçon Maciel da Silva, a Comissão de Acolhimento a Estrangeiros se reuniu nesta quarta-feira, dia 23, para informar a situação dos refugiados que estão abrigados em Santo Antônio da Patrulha. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito.

Após pouco mais de 30 dias da chegada dos venezuelanos no município, a presidência da comissão apresentou dados sobre a estada dos refugiados. O professor da Furg, Jorge Gamarra, presidente da comissão, informou sobre todas as atividades que a comissão tem realizado, nas áreas de alimentação e alojamento, empregabilidade, ensino e comunicação.

Seguindo o planejamento estratégico da comissão, que objetiva que todos estrangeiros, em idade de trabalho, possam entrar no mercado em até seis meses, de acordo com Gamarra, 31% dos moradores do alojamento já estão trabalhando, alguns no município e outros em cidades próximas.  O professor também falou sobre estrutura organizacional formado por venezuelanos implantada no alojamento, com coordenador, vice coordenador e cinco conselheiros, além deste, foi criado o Conselho de Ética, para resolver eventuais conflitos internos.

O prefeito Daiçon ficou muito satisfeito com a notícia dos empregos, “tenho muito interesse em acompanhar todas as atividades da comissão e o recomeço de ‘vidas que se refazem’ dos venezuelanos”, disse.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito José Francisco da Luz, Zezo, a Secretária do Trabalho e do Desenvolvimento Social Cristina Ramos, representantes da Secretaria Municipal da Educação, da Saúde, de Desenvolvimento Social, das Igrejas Católica e Vida, da ACISAP, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Polo Universitário, do Rotary Club e do grupo de voluntários #TamoJunto.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP