Capacitação sobre Educação Ambiental vai chegando na reta final

01/12/2015

No último dia 20 de novembro, os professores que participam do Curso de Educação Ambiental (capacitação), promovido pelo Programa Municipal de Educação Ambiental da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria da Educação, estiveram em Porto Alegre em oficina sobre Geologia, Hidrologia de superfície e Riscos geológicos, na CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais.

O projeto Rio Limpo encontra-se em execução desde 2014, já tendo trazido para o município várias ações de cunho ambiental e, no decorrer de 2015, promoveu esta capacitação de professores nos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Gravataí. Em Santo Antônio já aconteceram vários encontros de formação para professores das redes municipal e estadual de ensino, que estão realizando este curso, como oficinas, palestras e saídas de campo.

Como atividade final, os cursistas vão participar da Mostra de Projetos de Educação Ambiental na Bacia do Rio Gravataí, que acontecerá no dia 11 de dezembro, no Campus da Ulbra em Gravataí. Nesta oportunidade, cada professor participante irá apresentar e expor o projeto escrito no decorrer do curso e que será aplicado em sua comunidade escolar em 2016. Santo Antônio da Patrulha será representado no evento pelas escolas municipais de Educação Infantil Baby Pinguinho, Fatia do Sol, Pequeno Aprendiz, Antônio Laureano da Cunha Filho, de Ensino Fundamental José de Anchieta, José Inácio Machado Ramos, Nercy Rosa, Nossa Senhora de Fátima e Santa Inês, pelas escolas estaduais de Ensino Fundamental Afonso Celso, Afonso José Nunes Santana, Aldeia Velha, Antônio Carlos, Arroio do Carvalho e, por fim, pelo Centro de Educação Ambiental Santo Antônio – CEEASA.

A capacitação que os professores estão recebendo é ministrada pelo Projeto Rio Limpo/APNVG – Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS/PMSAP