Campanha nacional de vacinação contra Polio e Sarampo iniciou nesta segunda-feira

07/08/2018

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo começo nesta segunda-feira (06/08) e vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já foram imunizadas ou não -- com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

Em Santo Antônio da Patrulha as vacina está disponível em todos os postos de Saúde, das 8h às 12h e das 13h às 16h40min. No posto de Saúde central a sala de vacinas não fecha ao meio dia. O Dia D da Campanha, que é um sábado, está programado para 18 de agosto.

A campanha tem por objetivos: Vacinar quem nunca tomou a vacina; Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Joy Silva, a campanha visa uma mobilização em todo o país, já que a vacina contra o sarampo está disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Ministério da Saúde informa que esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Joy diz ainda que no município patrulhense o índice de imunização é muito bom, comparado com outros municípios gaúchos.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA