CAEE avança com novos profissionais em 2019

27/12/2019

No decorrer do ano letivo de 2019, além de continuar com os atendimentos psicopedagógicos, houve um avanço no trabalho do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CAEE. De acordo com a secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, isso se deve também à chegada de duas profissionais que ingressaram na instituição através de concurso público: uma fonoaudióloga e uma psicóloga.

O CAEE é um órgão ligado à secretaria Municipal da Educação que visa o atendimento das crianças da Rede Municipal de Ensino que possuem dificuldades de aprendizagem.

O papel do CAEE é dar suporte às escolas, dando retorno ao professor sobre o andamento dos atendimentos, a fim de trabalhar com o “foco” no processo de aprendizagem, buscando minimizar as questões da defasagem escolar.

A partir de triagens e de reorganização dos encaminhamentos, os atendimentos foram mais agilizados e a demanda pode ser suprida na sua maioria. Além disso, os profissionais puderam iniciar um trabalho mais efetivo com as crianças com maiores dificuldades na escola, com intervenções que integram a escola, o CAEE e a família, em busca de apoio para tais dificuldades.

Em 2019, foram atendidos mais de 370 alunos, sendo 298 psicológicos, 405 psicopedagógicos, 264 fonoaudiológicos e 176 neuropediátricos. No total, 1.143 atendimentos foram realizados neste ano.

Para o ano de 2020, estão sendo pensadas e organizadas ações que efetivem atendimentos psicoterápicos em grupo, além de outras intervenções junto à escola e a família, sempre procurando dar apoio e suporte aos alunos da rede municipal de ensino.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP