Aulas da rede municipal não serão retomadas antes de 15 de julho

02/07/2020

Pesquisa revela que a maioria de pais e responsáveis não tem segurança para o retorno

A secretária da Educação de Santo Antônio da Patrulha, Dalva Maria Provenzi de Carli informou nesta segunda-feira (30/06) que não há previsão de retorno das aulas na rede municipal antes do dia 15 de julho. A orientação foi repassada aos pais e responsáveis por alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Município, seguindo os decretos  do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

“O momento presente, com grande aumento do número de casos confirmados de coronavírus e com município enquadrado na Bandeira Vermelha aponta para a impossibilidade de retorno das atividades presenciais. Precisamos estar mais seguros e tranquilos para um retorno das atividades presenciais. Pedimos aos pais um pouco mais de paciência. Precisamos estar juntos pela saúde e integridade de seus filhos”, disse a secretária.

Ela divulgou ainda o resultado de uma pesquisa realizada no período de 10 a 17 de junho de 2020 com 2.907 participantes, abrangendo 89% de matriculados na Educação infantil e 70% no Ensino Fundamental. A pesquisa realizada junto às famílias sinalizou algumas conclusões importantes.
Sobre retorno das atividades em julho de 2020, observou-se que a maioria não está segura. Na Educação Infantil, 65,2% dos familiares com crianças matriculadas no Berçário e Maternal apontaram pelo NÃO retorno. Também na  Pré-Escola, esta opção foi registrada por 63,6%
No Ensino Fundamental, 62,1 % dos familiares optaram pelo NÃO retorno às atividades presenciais em Julho.

Conforme Dalva, desde março deste ano “nos deparamos com um grande desafio: o enfrentamento da pandemia do coronavírus. São 03 meses e meio de paralisação das atividades escolares. Isto significa 70 dias letivos sem estarmos presentes na escola. Uma experiência jamais vivida por todos nós”.
Ela conta que os princípios sempre foram a garantia da saúde e da vida dos estudantes, dos professores e de suas famílias e a manutenção das crianças e adolescentes em estado de permanente aprendizagem.

“A partir do mês de maio, já iniciamos nosso planejamento de retorno às atividades presenciais. Constituímos Comissão intersetorial para estudar e planejar um retorno mais seguro, através da elaboração de protocolos, implementamos a aquisição de insumos e equipamentos para as escolas,  instituímos os COE-E Local, (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação, em cada escola para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – COVID-19. Confesso não imaginava quão desafiador seria este trabalho inédito, mas estamos firmes e alcançando resultados.
 A secretária diz que as atividades não presenciais desenvolvidas também foram avaliadas na pesquisa, contando com uma aprovação de 93%, na Educação Infantil e de 85,8%, no Ensino Fundamental.

“Muitas ações ainda precisam ser efetivadas. Contamos com a participação de todos, pois estamos todos com o mesmo objetivo: cuidar de nossa saúde, preservando nossas vidas. Continuem proporcionando momentos de uma boa convivência familiar e acompanhando seus filhos na realização das atividades escolares, que são importantes para o processo ensino-aprendizagem”, concluiu, Dalva.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP