Audiência Pública da Saúde apresenta dados do 1º quadrimestre do ano de 2019

19/06/2019

Em audiência pública realizada na última terça-feira, 18 de junho, a Secretaria Municipal da Saúde apresentou os dados correspondentes ao 1º quadrimestre do ano de 2019. O Secretário da Saúde, Charlis Santos que mesmo com valor reduzido, devido a redução dos repasses estaduais, foram mantidos os serviços essenciais a Saúde da população. No primeiro quadrimestre de 2019, foram investidos em Saúde R$ 7.343 milhões. No período, 22.438 consultas médicas e de enfermagem foram realizadas, 6.390 pacientes utilizaram o transporte disponibilizado pela secretaria.

A audiência, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, contou com a participação, da gerente do Hospital Santo Antônio, Louise Chagas, além das presenças da vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Maria Cardoso Perlot, de servidores públicos e da comunidade.

O responsável pela elaboração do relatório, Joy Silva, ex-secretário da saúde, que continua exercendo suas funções junto ao setor de planejamento da secretaria, apresentou dados comparativos com o ano de 2018. De acordo com Joy, o gasto com diárias caiu mais de 50% em relação ao ano anterior e um esforço para redução de custos tem sido realizado diariamente. Entre as medidas nesse sentido ele citou a redução de horas extras de CCs (Cargos de Confiança), de 26 cargos, em 2016 para 11 atualmente. Já o investimento em medicamentos, aumentou para quase 80%.

Algumas dificuldades foram encontradas, como a diminuição nas consultas do Ambulatório de Saúde Mental e atendimentos do CAPS, devido à saída de médico psiquiatra e dificuldade de substituição. Nos últimos processos seletivos e concurso público não houve interessados. Além disso, foi debatido que vários médicos do quadro do município estão prestes a se aposentar, nos próximos anos.

Louise Chagas apresentou um balanço sobre o Hospital Santa Casa, entre eles o cadastro de dois novos vasculares, somando três médicos no quadro. A gerente do hospital diz que o projeto é ocupar toda a grade de cirurgias durante a semana e não apenas no sábado, como está sendo feito atualmente. De acordo com Louise, o hospital prestou 13.203 atendimentos de emergência, 4.173 consultas oftalmológicas e 3.916 exames laboratoriais e de imagem foram realizados.

O secretário Charlis Santos encerrou a audiência, dizendo que sua intenção é ser gestor e não político. “Quero ver a saúde como um todo, trabalhar principalmente na prevenção”. O secretário agradeceu a presença de todos, lembrando o exercício de cidadania que os mesmos cumpriram. Ele lamentou a ausência de vereadores, que precisam estar a par de tudo que foi exposto na ocasião, para melhor realizar o trabalho junto à população.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP