Apresentação do Plano de Bacia do Litoral Médio acontece no dia 11

06/09/2018

Bacia compreende a Lagoa dos Barros

Na próxima terça-feira (11/09) será realizada em Santo Antônio da Patrulha, a apresentação pública do Plano de Bacia do Litoral Médio. O evento será realizado na Câmara de Vereadores e é muito importante a participação da comunidade.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente do Município, Jordana Borba Gomes,diz que o Plano existe para que a sociedade que vive e trabalha na Bacia, através do seu Comitê, possa definir os usos futuros das águas e decidir sobre as ações prioritárias. “É o que prevê a Lei Estadual 10.350/1994, que rege a política de recursos hídricos do Estado. O plano de bacia serve para planejar o uso racional das águas, para evitar conflitos entre os usos atuais e prevenir futuros problemas de escassez ou de comprometimento da qualidade das águas”, diz Jordana.

Sobre a Bacia Hidrográfica do Litoral Médio

A Bacia Hidrográfica do Litoral Médio está localizada a leste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas de 29°51' a 32°11' de latitude Sul e 50°15' a 52°05' de longitude Oeste. Compreende as áreas do entorno da Laguna dos Patos, sendo  formada por diversas lagoas (entre elas, a Lagoa dos Barros) às  quais algumas destas lagoas estão interligadas. O  principal uso de sua água é para a irrigação de lavouras de arroz, apresentando um grau de urbanização e densidade demográfica baixa. A fragilidade para manutenção da água doce na bacia é grande, pela influência oceânica, podendo acarretar problemas de restrição de uso pela intrusão salina através da Laguna dos Patos. Abrange a província geomorfológica Planície Costeira e possui área de 6.108,03 km², envolvendo os municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, Tavares, Tramandaí e Viamão.

A responsabilidade de elaboração do Plano é do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – DRH/SEMA juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Médio. A apresentação pública do plano em Santo Antônio da Patrulha deve ser realizada pelo o diretor do DRH/Sema, Fernando Meirelles.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS-PREFASAP