Aniversário do Caminho Gaúcho de Santiago é comemorado em Santo Antônio da Patrulha

21/10/2015

No último domingo, 18 de outubro, aconteceu em Santo Antônio da Patrulha, a caminhada e passeio ciclístico de aniversário da inauguração do Caminho Gaúcho de Santiago, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura e Turismo e apoiado pelo SESC.

O evento contou com cerca de 400 participantes, entre caminhantes e ciclistas, que saíram da Praça Arquipélago dos Açores por volta das 8h, após receberem uma benção do Padre Ozéias, em frente à Igreja da Matriz, onde o historiador Jaime Nestor Müller fez uma breve explicação sobre a história do município. Após a saída, os caminhantes e ciclistas seguiram pela Av. Borges de Medeiros, até a Rua João Pedroso da Luz e, em seguida, pela Rua Ângelo Tedesco (em frente ao Parque da Guarda), até a Rua Adolfo Krech Filho, em direção ao Bairro Palmeira do Sertão. Dois veículos de apoio percorreram o Caminho junto aos peregrinos, auxiliando os que precisavam de água ou frutas.

Aqueles que se inscreveram pelo site da Prefeitura adquiriram o kit peregrino, que contava com camiseta do evento, frutas e um mimo. Todos que participaram receberam o passaporte, que, assim como no caminho espanhol, era carimbado em diferentes pontos do trajeto.

Os peregrinos foram brindados com um belo dia de sol, em que puderam conferir paisagens indescritíveis, que retratam a zona rural do município e seus costumes, belezas naturais e uma vista invejável da Lagoa dos Barros.

Após chegar ao final do percurso, na ERS-030, um ônibus levou os participantes de volta à sede de Santo Antônio, mais especificamente na Fonte Imperial, tradicional ponto turístico. No local, houve a entrega de certificados de participação para os que apresentavam o passaporte com todos os carimbos necessários, além de contar com o show de Milena Mohr e Diogo Barcellos, venda de artesanato e produtos tradicionais do município.

Dentre outros municípios do Rio Grande do Sul, Santo Antônio da Patrulha foi escolhida para sediar o Caminho Gaúcho de Santiago em 2014, pelo Cônsul Geral da Espanha em Porto Alegre, Dom José Pablo Alzina de Aguilar, em função da semelhança geográfica com o caminho original. Aguilar esteve na caminhada de inauguração, em outubro do ano anterior, e, participou desta edição de aniversário. O evento também foi prestigiado por duas atletas. As nadadoras Débora Jaconi, que foi a primeira campeã mundial brasileira dos 50 metros livres, e, Lonise Gerstner, medalhista dos 400 metros medley na Rússia, que, atualmente, realizam  alguns percursos a pé pelo mundo, como o Kilimanjaro, na África e o Monte Elbrus, na Rússia.

Desde sua abertura, a versão brasileira do Caminho já recebeu peregrinos de todo o Brasil, sendo destaque de reportagens de veículos em âmbito nacional, como a TV Globo, Rede Record, SBT, Folha de São Paulo, Zero Hora e O Globo.

As pessoas que têm interesse de fazer o percurso com um acompanhamento devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes de Santo Antônio da Patrulha, através do e-mail turismo@pmsap.com.br.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município

Fonte: ACS/PMSAP