Agroindústria do Pescado é inaugurada no município

21/06/2018

Santo Antônio da Patrulha acaba de inaugurar mais uma agroindústria. Ao todo já são 42, segundo o chefe do escritório local da Emater, Paulo Rojan. O evento de inauguração aconteceu nessa terça-feira (19/06) e contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto e do prefeito, Daiçon Maciel da Silva. A agroindústria de pescado de José Leandro Rosa de Menezes recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf).

Com a formalização, Menezes se credencia a participar das políticas públicas do Estado e já planeja ampliar os negócios, que antes consistiam na desova e engorda e agora têm como foco a comercialização de filé de tilápia congelado. Até o começo de junho, o Peaf contabilizava 1.159 agroindústrias familiares inclusas e outras 3.165 cadastradas.

A propriedade de Menezes tem 6,5 hectares, na localidade de Casqueiro, onde mantém 2,8 hectares de lâmina d’água distribuída em oito tanques escavados e um açude com dois tanques-rede. “Estou na piscicultura há 22 anos e procurei a Emater para legalizar a agroindústria”, relatou. “Aproveitei um galpão que já tinha na propriedade e adaptei conforme orientações do fiscal do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, disse.

O empreendedor trabalha na propriedade com apoio da esposa, Luciana, e de um funcionário. Ele vende a produção para restaurantes e mercados locais, além de participar de feiras. Com a legalização do empreendimento e interesse em modernizar a infraestrutura, Menezes pode se habilitar a financiamentos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), administrado pela SDR. “Já estou pensando em buscar apoio para adquirir uma máquina descouradeira, porque hoje retiramos a pele manualmente, e de câmara fria, para poder aumentar o estoque”, detalhou. A propriedade de Menezes receberá futuramente a construção de um açude, por meio de programa da SDR.

O prefeito Daiçon destacou a importância do trabalho da Emater no município, especialmente pela expertise da entidade, dando um suporte diferenciado às famílias no campo.

O secretário Minetto ressaltou a importância de o Estado fomentar o desenvolvimento rural com diferentes ações. “Desde 2015, o Estado já financiou cerca de R$ 38 milhões em projetos por meio do Feaper”, afirmou. “O propósito do governo é contribuir, fazer parcerias, unir esforços nos momentos de dificuldades para fortalecer a atividade rural.”

No momento da inauguração, Menezes entregou uma placa de agradecimento ao chefe do escritório municipal da Emater, Paulo Rojahn, pelo apoio para a legalização. Conforme Rojahn, Santo Antônio da Patrulha conta com 42 agroindústrias familiares e salientou que a Emater oferece serviços para legalização e gestão dos empreendimentos, além de apoio para manejo das atividades rurais.

Também participaram da inauguração o diretor técnico da Emater, Lino Moura; o diretor de Desenvolvimento Agrário da SDR, Evandro Dürr; o gerente adjunto da regional Porto Alegre da Emater, Air Nunes dos Santos; além de vereadores e representantes do escritório local da Emater.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: SDR