Agentes da Dengue fortalecem ação no município

imagem-noticia

26/10/2018

Em 2018 foram registrados no Rio Grande do Sul 21 casos de dengue, todos contraídos fora do estado. Para evitar que os números subam, novos agentes integram a equipe Vigilância em Saúde para vistoriar as residências do município de Santo Antônio da Patrulha.

O trabalho dos agentes é verificar nas residências e comércios se há reservatórios em que larvas de mosquitos possam estar se reproduzindo, tais como calhas, bueiros, potes, vasos ou garrafas.

O coordenador Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes explica que os agentes vestem uniformes (camiseta amarela com logotipo do mosquito) e coloca a disposição o telefone da Vigilância Ambiental, 3662-1639 para dúvidas. Rogério ressalta que é importante a população receber o agente e manter os cuidados permanentes com a limpeza e a eliminação dos focos de acúmulo de água nas residências.

Com base nas informações coletadas pelos agentes é possível identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ACS-PREFASAP