Agentes Comunitárias de Saúde promovem atividades em grupo para pacientes

30/12/2019

Melhoria da qualidade de vida é visível nos frequentadores dos encontros

Há dois anos, uma experiência nova entre as atividades desenvolvidas por Agentes Comunitárias de Saúde de Santo Antônio da Patrulha começou a mudar a vida de muitas pessoas. O secretário municipal da Saúde, Charlis Santos disse que é muito importante compartilhar essa história, que, além de servir de exemplo, também é uma forma de valorizar profissionais tão dedicadas, como as agentes: Rosângela Vidal da Silveira e Silésia Klein Ramos. Elas atendem os pacientes do bairro Assis Brasil e da localidade do Cartucho e atualmente 29 pessoas participam dos grupos.

Rosângela conta que a ideia de criar o grupo foi da enfermeira Kátia Cunha e que o resultado não poderia ser melhor. “Pessoas que sofrem de depressão, de Alzhaimer, têm nos nossos encontros momentos de prazer, de criar laços de amizade”.

Ela diz que a proposta inicial era de realizar apenas caminhadas periódicas, mas que com o passar do tempo, outras atividades buscando o equilíbrio e a memorização, foram integradas. “Mesmo em dias de chuva, eles não faltam aos encontros que são realizados uma vez por semana, sempre nas segundas-feiras. Os pacientes do bairro Assis Brasil se reúnem na garagem da minha casa e os que moram no Cartucho participam das atividades no Campo do Germano”, explica Rosângela.

Os grupos são abertos para quem quiser participar. No bairro Assis Brasil, às 8h30min, na Rua Francisco Viana, 287. No Cartucho, a partir das 8h na Rua dos Imigrantes, no  Campo do Germano.

Com a chegada do final do ano, um encontro com todos os participantes foi realizado no Parque da Guarda para confraternizar, com a promessa de que em 2020 seguirão juntos neste projeto.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA