Agência do INSS de Santo Antônio Patrulha é inaugurada em novo local

28/12/2018

“Agora os beneficiários de Santo Antônio da Patrulha e de Caraá serão atendidos em local adequado, com acessibilidade, estacionamento, enfim, como de fato merecem. Agradeço ao Banco do Brasil, que por 22 anos cedeu o espaço para esta agência, quando iniciou suas atividades na gestão do ex-prefeito Ferulio Tedesco Neto. Lembro que foi uma reivindicação da ex-vereadora Terezinha Rodrigues e, hoje, aqui estamos vivendo outro momento histórico para o nosso município”, disse o prefeito Daiçon durante o ato de inauguração.

Ele destacou o trabalho dos secretários municipais Ferulio José Tedesco e André Randazzo dos Reis, “que por tantas vezes viajaram e tiveram reuniões com o Ministério, com a superintendência do INSS da região Sul em Santa Catarina, trabalhando em uma solução”.

Agradeceu ao ministro do Desenvolvimento Social Alberto Beltrame, que segundo ele, agilizou a locação das novas instalações, à Câmara de Vereadores e à OAB de Santo Antônio da Patrulha que também “foram fundamentais neste processo”.

O prefeito disse que “hoje é dia de festa em Santo Antônio da Patrulha, para mim, para o Zezo, nosso vice-prefeito que não sossegou enquanto não tivéssemos retomadas as perícias e um novo local e também para o Luis Antônio Rocha, o gerente executivo da Regional Canoas, que foi um grande parceiro nesta caminhada”.

Daiçon agradeceu aos funcionários da agência local, que atendem a população, na pessoa do gerente, Nilso Barp Tressoldi.

Atualmente, a Agência atende, em média, 1.700 cidadãos mês e mantém em Santo Antônio da Patrulha - 11.080 benefícios e em Caraá, são 2.094.

No total, são 13.174 beneficiários, o que corresponde a um valor de R$ 15.458.501,27 de benefícios que aquecem a economia local.

Apesar de bem localizada, a falta de acessibilidade sempre foi um problema para os usuários da agência patrulhense.

Em 2010, na gestão do prefeito Daiçon Maciel da Silva, uma área foi doada pelo Município para a construção definitiva da sede do INSS.

Durante um período, as perícias deixaram de ser realizadas no Município, para serem efetuadas em Osório, o que gerou muitos transtornos aos beneficiários, o que também não era bom para o município.

Em maio de 2018, um local foi cedido provisoriamente pelo Município para a realização de perícias, junto à secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

As negociações continuaram para que a Agência do INSS de Santo Antônio da Patrulha pudesse atender de forma plena aos seus beneficiários e “agora podemos aguardar com mais tranquilidade até que a sede própria do INSS seja construída”, concluiu o prefeito.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito