Administração Municipal se reúne com Correios para avaliar situação da distribuição no município

22/01/2019

Na busca de esclarecimentos sobre o remanejo das agências dos Correios do município, o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva e o Secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferúlio José Tedesco participaram de uma reunião na sede dos Correios no Estado. O encontro, solicitado pelo Deputado Federal Alceu Moreira, contou com a participação, também, do Superintendente Estadual de Operações dos Correios, Romeu Ribeiro de Barros, do Presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, além do Deputado Maurício Dziedricki e demais gerentes de distribuição regional da empresa.

O primeiro questionamento foi a informação na qual o município perderia sua agência dos Correios, passando a distribuição para a cidade vizinha de Osório. Romeu explicou que as operações comerciais, atualmente na agência da Rua Francisco J. Lopes, continuarão sendo feitas. Já a distribuição, que ficava na R. Capitão Antônio Nunes Benfica, nº 29, será desativada.

As tratativas de troca de sede de distribuição iniciaram por apontamento do Ministério Público e do Ministério do Trabalho sobre a situação do prédio. Por ser antiga, a instalação precisaria de uma reforma completa para continuar atendendo e que custaria aos cofres dos Correios cerca de R$ 1 milhão, verba que, atualmente, é inviável. Assim, com determinação federal por meio de projeto, a distribuição passará a ser feita a partir da agência de Osório, considerada “modelo” na região pela empresa. “As encomendas que são destinadas para Santo Antônio da Patrulha já são encaminhadas para a cidade de Osório, que faz a triagem e encaminha para a distribuição de Santo Antônio e após isso que é feita a saída para a entrega”, explicou Romeu.

Além disso, o processo de entrega pelos carteiros será feito de carro ou moto, saindo de Osório, o que facilita e acelera todo o processo. Novos bairros também passarão a ser atendidos pelos Correios: Jardim Europa, Ecoville, São José, Santa Terezinha 3, Altos do Luar, Del Valle, Pindorama 3 e Novo Bom Princípio.

Daiçon explicou que ficou surpreso com a notícia, pois ficou sabendo pelas redes sociais e não havia encontrado um esclarecimento dos Correios no primeiro momento. Contou, também, que recebeu algumas informações que eram desencontradas com a nota oficial divulgada pela empresa na última semana. “Agora, vejo que a mudança trará benefícios para o município. Com o processo agilizado e atendendo mais localidades, teremos mais qualidade no serviço prestado para o contribuinte”, relatou.

Romeu e sua equipe dos Correios se propuseram a fazer uma audiência pública, juntamente com a administração municipal e câmara de vereadores, para explicar para a população o processo com todos os detalhes. A audiência ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em breve.

COMO ERA:

As encomendas eram recebidas em Osório. No início do expediente, a triagem era feita e destinada para a agência de Santo Antônio da Patrulha, que recebia e destinava para os carteiros nas regiões de entrega, que na maioria não faziam os percursos com veículo motorizado. Se não houvesse o recebimento, após a terceira tentativa, as encomendas ficavam na agência de distribuição, na R. Capitão Antônio Nunes Benfica.

COMO FICA:

As encomendas continuarão indo para Osório, onde acontecerá a triagem e a carga será destinada diretamente aos carteiros, que farão as entregas de carro ou moto em Santo Antônio da Patrulha. O processo será agilizado em função disso, inclusive com adiantamento no horário de saída para entrega. Além disso, mais bairros, que antes não recebiam encomendas, serão atendidos pelos Correios. As entregas que não forem recebidas ficarão na agência comercial de Santo Antônio para retirada, na Rua Francisco J. Lopes, 555 (Paseo).

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP