Administração Municipal promove entrevista coletiva com a imprensa sobre balanço do ano

imagem-noticia

16/12/2019

Prefeito Daiçon também prestou contas do Plano de Governo

 

Na última sexta-feira (13/12), o prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu representantes de veículos da imprensa patrulhense e da região para das um panorama das ações da Administração Municipal no ano de 2019. No encontro, realizado em seu gabinete, também foi feita a prestação de contas do Plano de Governo da gestão, destacando propostas que foram alcançadas e que estão em andamento.

Além do prefeito, os secretários municipais da Administração e Finanças, Cleia Airoldi e da Saúde, Charlis Santos, a procuradora do Município, Digiane Stecanella e o chefe de gabinete Gabriel Diedrich. Participaram os Jornais Folha Patrulhense e Rota do Mar, Rádio Itapuí (programas Estúdio Aberto e Momento Mulher), web rádio Melodia e site Informações e Notícias, de Odília Machado.

De acordo com Daiçon, “2019 foi o melhor ano da Administração. Em todas as áreas conseguimos colher frutos do trabalho realizado em 2017 e 2018, depois daquele período de colocar a casa em ordem.” Sem recurso próprio para investir, já que o orçamento está totalmente comprometido com Saúde, Educação e folha de pagamento, o prefeito diz que o crédito que o Município tem, em função de sua saúde financeira e a boa relação política permite que a Administração faça grandes investimentos em infraestrutura, por exemplo.

O prefeito detalhou as principais ações do ano que se encerra, destacando que boa parte delas vão ao encontro com as metas do Plano de Governo, construído em 2019, em conjunto com a população patrulhense:

Em 2019, Santo Antônio da Patrulha foi um dos municípios da Região que mais gerou empregos. O SINE patrulhense esteve em destaque, por vários meses por apresentar esses resultados. Afinal, recebemos muitas empresas que perceberam nossa pujança.

Iniciamos um importante processo de mobilidade, depois de anos sem uma alternativa para organizar o trânsito de nossa cidade. Com isso, ainda melhoramos a infraestrutura em 15 ruas, com asfalto. Também garantimos o direito de duplicar a nossa RS 030 e estamos batalhando os recursos para iniciar esta obra, que é um sonho de muitos gestores. O Município também está com a licitação aberta para a continuação do asfalto na Av. Afonso Emerim, até o último acesso ao loteamento Pôr do Sol.

Também foi neste ano que a obra de asfaltamento da estrada SAP/Caraá chega ao fim. Uma luta de muitos gestores e da comunidade.

O asfalto, pela primeira vez na história da nossa cidade chegará ao interior. A pavimentação da Rota da Rapadura na Costa da Miraguaia começa em poucos dias. Uma obra importante para o bem estar da comunidade e para o desenvolvimento turístico e econômico da região.

E no interior, muitas obras foram realizadas o ano inteiro, com a construção de pontes em Pinheirinhos, Evaristo, Catanduva Grande, Arroio do Carvalho, entre outras.

Em 2019 o Município passou a reconhecer seus principais pontos turísticos de “cara nova”. Revitalizados, poderão integrar uma nova realidade que irá surgir neste setor no município.

Também pensou no futuro. A construção de 229 novos nichos foi concluída em 2019 e um imóvel, que era locado junto à prefeitura foi adquirido para a ampliação do Centro Administrativo Municipal.

Em 2019 a Fenacan foi retomada, aliada à Feira do Livro, a Moenda e ao Feirão da ACISAP. Neste ano aconteceu o Raízes dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha e durante cinco dias, a terra mãe recebeu seus filhos, netos e bisnetos, reunindo representantes de mais de 70 cidades. Foi ano do II Festival do Acordeon e do 1º Voz e Viola.

Depois de tantos anos de espera, foi em 2019, que as câmeras de videomonitoramento foram ativadas, trazendo mais segurança para o município, numa parceria com a ACISAP/CDL, Consepro, Ministério Público, Polícia Rodoviária Estadual, Governo do Estado, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Câmara de Vereadores.

Garantimos a permanência do INSS em Santo Antônio da Patrulha, com a conquista de uma nova sede, com acessibilidade, custeada pelo Governo Federal, algo muito relevante para milhares de patrulhenses e caraaenses.

Foi neste ano que nosso hospital mostrou seus principais resultados, depois de uma longa caminhada. Passamos a contar com cirurgias de vídeo, exames de tomografia, cirurgias de média complexidade, entre tantas operações que atendem cerca de 4 mil pessoas.

Na atenção básica de saúde, um novo olhar passou a existir, com ampliação de horários de atendimentos e uma nova forma de acolhimento. Mais médicos, hoje temos um em cada unidade de saúde. Ginecologista, Pediatra e Psiquiatra também atendem na rede. Foram tantas campanhas, de vacinação, de acompanhamentos nas escolas, um leque de atividades que não para, sobe e desce morro, na unidade móvel de saúde, que percorre nosso imenso interior.

Nossas escolas deram show, vencendo grandes prêmios no Estado. Nossos profissionais receberam formação continuada e cursos de Educação Financeira, Libras e de Empreendedorismo nas escolas ampliaram a oportunidade de aprendizado de nossos jovens. Tivemos feira de ciências, olimpíada estudantil, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento saudável dos alunos. Na Educação Infantil, continuamos sendo referência e com uma novidade para 2020: preferência de vagas para aqueles que mais precisam.

O meio ambiente também foi tema de aula. Com a organização do Centro de Educação Ambiental e a realização de atividades nas escolas a semente “cuidar do planeta” foi plantada.  Neste caminho, estamos a poucos passos de ter a coleta seletiva em nossa cidade. O processo licitatório está em andamento e esta será mais uma grande conquista.

Importante ainda destacar, a conclusão de redes de água para o interior. Onde ainda tantas famílias esperavam por isso. 700 famílias passaram a contar com água potável.

E assim seguimos, ainda com muitos desafios, mas com a coragem e determinação de fazer mais. Com poucos recursos, mantemos o salário e o 13º em dia, uma obrigação, mas que o Estado e muitos municípios infelizmente não estão conseguindo cumprir.

2019 foi o ano de provar que somos solidários. Enfrentamos a crítica e abrimos nossos corações para os venezuelanos, que foram obrigados a deixar seu país, pela fome e pelo medo. E assim seguimos, ainda com muitos desafios, mas com a coragem e determinação de fazer mais.

Gabinete do Prefeito 

Fonte: ACS-PREFASAP

imagem-noticia imagem-noticia