Administração Municipal inaugura melhorias na EMEI Soneca

23/07/2020

“Estamos muito felizes com esta conquista! Queremos agradecer em nome da equipe da Soneca ao prefeito Daiçon, à Administração pela atenção que sempre nos deram. É um dia muito feliz e ao mesmo tempo difícil porque as nossas crianças não estão aqui, mas estamos na torcida por um possível retorno e com certeza quando eles voltarem a nossa escola não será mais a mesma”. A manifestação emocionada é da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Soneca em Santo Antônio da Patrulha, Francine Freitas.
Na tarde desta quarta-feira (22/07) um evento de inauguração virtual foi realizado na Escola para marcar a conclusão de melhorias realizadas. Para evitar aglomeração o ato foi transmitido ao vivo pela página da prefeitura no Facebook, @prefasap. Além do prefeito Daiçon Maciel da Silva, participaram da Live, a secretária da Educação em exercício, Isabel Cristina Oliveira, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Silvani Ramos, a coordenadora da escola, Tatiane Dias Gomes e a Presidente da UAC - Unidade de Apoio às Crianças, Nara Suzana Braga Muniz, representando os familiares de alunos.

Conforme Isabel, a obra é fruto de um trabalho iniciado em 2019, através do “EI em Manutenção” do Ministério da Educação, que contemplou municípios que aumentaram o número de alunos na escola. Santo Antônio da Patrulha recebeu R$ 392 mil para a manutenção das EMEI’s Soneca e Pequeno Aprendiz.

A obra compreende novos revestimentos em algumas áreas, nova cobertura e o fechamento da área de convivência, melhor espaço para o refeitório e a criação de uma nova sala de aula. Outras duas salas de aula foram reformadas, além da construção de mais banheiros, sendo um com acessibilidade, já que uma aluna possui necessidades especiais.

O prefeito Daiçon disse que apesar do momento difícil, se sente muito feliz pela equipe, pelos alunos e familiares. “Para um gestor público, a obra que mais dá alegria certamente está relacionada à educação. Lembro que meu pai dizia: o conhecimento é o maior presente que um pai pode dar a um filho”. Ele agradeceu à secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli, que está em férias e demais integrantes da SEMED e parabenizou a equipe da Soneca, que luta incansavelmente pelo melhor para as crianças.

A História da Escola Soneca:
  A Escola Municipal de Educação Infantil Soneca, surgiu de uma ideia da comunidade do Jaú, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social, com o objetivo de amparar as crianças de famílias de baixa renda.

Em 1º de março, de 1987 inicia as atividade na creche (como era chamada) na  sede do Esporte Clube Jaú, contando com 3 funcionários que cuidavam de aproximadamente 38 crianças.

A creche era mantida com a ajuda da comunidade, do grupo de mães Lion e da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social.

O nome da escola foi sugerido pela Coordenadora, Srª Nely Luz de Oliveira, porque sempre que chegava na creche as crianças estavam tirando uma soneca.

Em 1989 a creche foi paralisada para algumas reformas. Em 1990 foi reaberta sob a coordenação da Senhora Maria Teresa da Conceição.

No decorrer dos anos foram realizados concursos públicos com cargos de: serviços gerais e monitores, sendo eles os responsáveis pelo atendimento às crianças na creche.

Em 25 de novembro de 1996 a creche saiu dos fundos do armazém para o prédio novo, construído para o seu funcionamento definitivo, onde está instalada até o dia de hoje.

Ainda no ano de 1996 em função do decreto nº7204/96, as creches municipais foram transferidas da Secretaria Municipal de Bem Estar Social, para a Secretaria Municipal de Educação. As creches passaram a serem Escolas Municipais de Educação Infantil, em decorrência da LDB- Lei de Diretrizes e Bases – que determina que as crianças de 0 a 6 anos tenham direito a frequentar a Educação Infantil.

Com o novo concurso no ano de 2000, as escolas passaram a ter professores com habilitação de magistério.

Em 2015, ocorreu o primeiro concurso com cargo de Cuidador Social, que veio para auxiliar o professor nas turmas de Educação Infantil da Escola.

Nos dias atuais, a escola conta com 4 Monitoras, 2 Cuidadores Socias, 8 funcionários de Serviços Gerais e 14 Professores, sendo 1 no cargo de Diretora e 1 na função de Coordenadora Pedagógica, atendendo 112 crianças.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS