Administração Municipal busca fortalecer parceria com a FURG

04/10/2017

Uma comitiva de Santo Antônio da Patrulha esteve visitando o Campus Carreiros da FURG, em Rio Grande, na quinta-feira (27/09). Atendendo ao convite do professor Antônio Valente, coordenador do Campus FURG/SAP, o prefeito Daiçon Maciel da Silva chamou o presidente da Câmara, André Selistre, a coordenadora do Polo Universitário SAP, Dilce Eclai e o secretariado para a viagem, realizada em transporte ofertado pela FURG.

Os patrulhenses foram recebidos pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias, pelo vice-reitor, Danilo Giroldo e pró-reitores da Universidade. Na ocasião, eles falaram sobre a abertura de novos cursos em Santo Antônio da Patrulha. Conforme a reitora, dois cursos de graduação presenciais já foram aprovados para o MEC – Ministério da Educação, para serem ofertados no município. "Nossa preocupação não é só com a formação dos estudantes, mas com a pesquisa das características do local em que está inserida, buscando contribuir com o desenvolvimento da região", disse a reitora. O Município e a Universidade estão comprometidos em viabilizar a abertura dos novos cursos junto ao MEC.

Dilce lembrou que antes da FURG, em Santo Antônio, apenas 20% dos professores tinham graduação. ”Com chegada da Universidade, ainda no governo do ex-prefeito Zezo, hoje esse número é de quase 100%. Vejo esta, como a principal marca da FURG em Santo Antônio, a qualificação de nossos professores”, comentou.

O prefeito Daiçon disse que é visível a grande mudança que a Universidade causou no município, especialmente no que se refere ao desenvolvimento econômico. “Acredito que a vinda da Magna Cosma, uma multinacional para nossa cidade, tem muita relação com a nossa capacidade de qualificar a mão de obra, através da FURG e do nosso Polo Universitário. Então, somos muito gratos pela FURG ter escolhido nossa terra, e sempre tratar com carinho os assuntos de Santo Antônio da Patrulha”, disse.

Depois da reunião com a reitora, a comitiva passou o dia em roteiro pelo Campus e em outras unidades da FURG, conhecendo e fortalecendo a parceria entre Município e Universidade. Eles visitaram o ESANTAR - Estação de Apoio Antártico, administrada pela Coordenação de Apoio às Operações na Antártica, da FURG. Desde 1982, pela sua localização geográfica estratégica e vocação eminentemente marítima, a FURG foi convidada a participar do Projeto Antártico Brasileiro – PROANTAR. Desde então, prepara toda a logística de equipamentos e alimentos que serão utilizados nas expedições. Hoje, o ESANTAR da FURG é responsável por 80% deste trabalho no país.

A equipe também conheceu o Museu Oceanográfico Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.

Nos painéis das salas do Museu são apresentadas várias conchas, que enriquecem a sua coleção de moluscos (atualmente com 51.000 lotes). Esta coleção é considerada a mais importante da América do Sul.

A última visita do roteiro conduzido pelo pró-reitor de infraestrutura, Marcos Amarante e pela chefe de gabinete da Reitoria,  Denise  Martinez,  foi no Centro de Convívio dos Meninos do Mar. O centro  atende 350 jovens de 14 a 17 anos, que podem escolher entre informática, panificação, culinária, movelaria e hotelaria. O Senac é parceiro do projeto,  e o prefeito comentou com coordenador do CCMar, professor Lauro Barcellos, a intenção de implantar um programa similar no Município. Barcellos se colocou à disposição de Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP