Administração Municipal apresenta balanço dos primeiros 6 meses de governo

imagem-noticia

20/07/2017

Na tarde desta quarta-feira (19/07) o prefeito Daiçon Maciel da Silva e o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz apresentaram um balanço dos primeiros seis meses de governo. O evento foi realizado para órgãos de imprensa patrulhense e contou com a participação do secretariado. Além de explanar as principais ações realizadas pelo Executivo desde o dia 1º de janeiro, o prefeito também mostrou uma apuração de dados relacionando quais itens do Programa de Governo já foram cumpridos ou estão em andamento. De acordo com Daiçon, 56% dos itens elencados no Programa de Governo estão concluídas ou em andamento.

Daiçon destacou como ponto alto nesses primeiros meses de gestão, a vinda da Santa Casa para o município com o pronto atendimento, inicialmente. “Este é o nosso grande projeto. O Hospital ainda não está funcionando plenamente, mas com a conclusão do bloco cirúrgico, teremos cirurgia e as expectativas são as melhores possíveis com esta parceria. Em breve teremos os médicos residentes da UFCSPA em Santo Antônio, fazendo um trabalho integrado com a rede básica de saúde. Lembro que não medimos esforços e direcionamos muitos recursos para o hospital nesses 6 meses, R$ 2.815.744,36 aproximadamente foram investidos. Para tanto, outras secretarias foram prejudicadas, mas salvar o hospital e trazer a Santa Casa realmente é a nossa prioridade.

Entre os primeiros passos da administração, logo que assumiu a prefeitura, o prefeito destacou a reestruturação administrativa com o agrupamento das secretarias da Administração e Recursos Humanos com a de Finanças. A mudança da nomenclatura da secretaria da Gestão e Planejamento para secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão, estabelecendo um novo papel para a pasta também faz parte desta reforma. Ainda nesse sentido, o prefeito afirmou ter cumprido a redução do número de CCs em 25%, com relação a gestão anterior, para diminuir os gastos e poder investir na qualificação dos servidores públicos. Também falou sobre a transparência e a tentativa de fazer um governo participativo. Contou que abriu sua agenda nas segundas-feiras, exclusivamente para receber o cidadão, sem hora marcada. “Me toma tempo, com certeza, mas tem sido muito bom, consigo sentir o município e o cidadão muito próximos”, comentou

Outro ponto destacado por Daiçon foi o trabalho da Secretaria das Obras, Trânsito e Segurança na revitalização de ruas, estradas, praças, pontes e iluminação pública. ”O parque de máquinas da prefeitura realmente estava com muitos problemas, equipamentos estragados e a cidade precisando de muitas melhorias. Conseguimos neste primeiro semestre comprar máquinas novas (três caminhões, 1 escavadeira hidráulica e 1 trator de esteira), recuperar as existentes e realmente hoje, apesar de toda a dificuldade, a cara da cidade é outra. Melhoramos muito as estradas vicinais, principalmente, asfaltamos algumas vias na zona urbana e o setor de iluminação pública recuperou mais de 1.760 pontos de luz”, disse. O prefeito falou também do trabalho realizado na RS 030 pelo DAER, que segundo ele, ainda não está a contento, mas que solucionou alguns problemas mais graves.

A manutenção de eventos importantes e a criação de novos nesses seis meses também foram destacados pelo prefeito. “Resgatamos o campeonato Lagoano e antes, tivemos que fazer uma recuperação do balneário, que estava abandonado. O Domingo Cultural está aí já na sua 5ª edição, cada vez melhor, a Corrida Mais Doce, também foi realizada com sucesso. Nesta linha de esportes, lembro que revitalizamos o Ginásio de Esportes, oferecendo um espaço muito melhor aos atletas.

Na Educação, a secretaria trabalhou bastante no início do ano para deixar as escolas prontas para receber os alunos e conseguiu ampliar as vagas na Educação, com 45 novas ofertas. O prefeito reconhece que ainda é pouco, mas diz que querem ampliar este número. A formação de professores têm sido uma constante e em junho, a SEMED adquiriu um ônibus escolar com acessibilidade para cadeirantes.

Daiçon relacionou tratativas importantes e outras ações nesse período, buscando atender a demandas da população:

- Garantia da permanência do INSS ;

- Vinda de um escritório da Junta Comercial Industrial e de Serviços para Santo Antônio da Patrulha;

- Encaminhamento de soluções para problemas do Residencial Santo Antônio;

- Reforço na segurança – vinda de três inspetores para a Polícia Civil, reforço de efetivo temporário para a Brigada Militar e garantia de mais policiais anda em 2017; A Administração também iniciou as discussões para o funcionamento das Câmeras de Monitoramento;

- Definição do aumento da licença maternidade para seis meses, a partir de 2018;

- Reposição de 7% para os servidores e formação, através da Escola de Governo;

- Implantação do projeto Prefeitura na Comunidade (visitas às comunidades para ouvir demandas, com atrativos tais como, brinquedos para as crianças, hora do conto, orientações de saúde, cadastramento Único, etc);

- Início da construção de novos nichos no cemitério municipal. Nesta primeira etapa serão construídas 64 gavetas;

- Reativação de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas. O Conselho Municipal foi reativado e iniciou no mês de junho o Ciclo de Palestras em empresas, além de outras ações para criação do fundo municipal de políticas públicas sobre drogas.

- Contratação de mais um psiquiatra para o CAPS, reduzindo a fila de espera em 80%, além de médico clínico geral para o posto central e novos agentes para atender nas Estratégias de Saúde da Família;

- Resgate do Centro de Convivência, atendendo 60 crianças em turno inverso;

- Retomada do programa Mãe Patrulhense (que irá trabalhar com as gestantes do município);

- Realização de campanhas preventivas: Janeiro Branco (saúde mental), vacinação contra a gripe, saúde da Mulher, câncer de colo de útero, coleta de sangue;

- Realização de eventos culturais, com mostras mensais no Museu Caldas Júnior e recital poético na Biblioteca;

- Melhora na coleta de resíduos e colocação de placas em locais críticos, onde ocorre acúmulo de lixo.

- Perfuração de poço na AGASA, que levará água potável para mais de 60 famílias.

O vice-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz falou sobre a prospecção de empresas e novos investimentos para a cidade. Destacou o grande sonho de trazer a Havan, com todo um complexo empresarial para o acesso a Santo Antônio pela Free Way. Ele anunciou ainda a possível vinda de outras instituições, como o banco Siccob, a Valepel e de uma nova planta da fabricante de geleias Rhein’s. Ele confirmou ainda a instalação de um atelier de calçados na AGASA.

Daiçon disse que foi possível fazer tantas coisas em tão pouco tempo, devido ao trabalho comprometido da equipe. Na busca de recursos fora e na contenção dos gastos. Lembrou que Santo Antônio perderá receita de R$ 1.000,000,00, com a redução de valores do pedágio, e que será preciso um controle maior nas finanças.

Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito 

Fonte: ACS-PMSAP

imagem-noticia