Aberta oficialmente a 7ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha

13/11/2017

A abertura oficial da 7ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha aconteceu na noite dessa quinta-feira (09/11) no Ginásio Caetano Tedesco. Autoridades, professores, escritores e comunidade prestigiaram o evento, que é uma realização das secretarias municipais da Educação (SEMED) e da Cultura, Turismo e Esportes (SECT). Alunos do programa AABB Comunidade prestaram uma homenagem ao Patrono Hermógenes Silveira e à escritora homenageada, Léia Cassol.

A secretária municipal da Educação Dalva Maria Provenzi de Carli deu as boas vindas, lembrando que a Feira do Livro acontece com o objetivo de congregar estudantes, professores e comunidade patrulhense em torno de atividades que valorizam a leitura e a escrita, destacando a produção literária local.

A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha agradeceu a parceria de trabalho com a SEMED e disse que os shows preparados para a Feira valorizam os talentos locais, que “são uma riqueza em Santo Antônio da Patrulha”. Lembrou que as atrações do Domingo Cultural estarão no parque até o dia 12, promovendo um grande “final de semana cultural”.

O vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz disse que a Feira do Livro realmente inspira e anunciou o lançamento de uma obra de sua autoria na edição do evento de 2018. Ele cumprimentou a todos que organizam, trabalham sem medir esforços e especialmente a comunidade que prestigia o evento.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva falou de sua alegria em ver a continuidade e o sucesso de um evento iniciado em 2011, quando era prefeito de Santo Antônio da Patrulha. Agradeceu a todos os envolvidos e ao Patrono Hermógenes Silveira e a escritora homenageada, Léia Cassol, que já esteve em outras oportunidades no município e exerce uma influência importante ente crianças e adolescentes, através de sua escrita.

Em seguida teve início o painel com os escritores Léia Cassol e Hermógenes Silveira, “Eu, a escrita e os livros, como iniciou nossa história”, com a mediação da presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior.

O painel abordou a trajetória dos autores que em um bate papo com o público contaram um pouco de suas histórias e experiências.

Léia, que já tem mais de 50 obras publicadas, entrou no universo da literatura pelas histórias que o pai lhe contava e aos 16 anos começou a trabalhar em uma editora. Com o passar do tempo passou a escrever. É contadora de histórias e escritora de Literatura Infantojuvenil.

Hermógens Silveira lançará seu primeiro livro nesta edição da Feira, mas segundo ele, outras obras já estão sendo desenvolvidas. Ele, que é uma personalidade conhecida na cidade, trabalha há 20 anos na Folha Patrulhense e há 52 tem uma atividade intensa na comunicação em Santo Antônio da Patrulha. Durante esses anos, a cada reportagem, Hermógenes conta um pouco da história do município.

Depois do bate-papo com os autores  público conferiu o belíssimo show de Claire e Adriano.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED