Aberta licitação para implantação de ciclofaixa na Av. Afonso Porto Emerim

23/12/2020

Com 1,76 km, o projeto compreende toda a extensão da via com asfalto
Foi aberto na última quarta-feira (16/12) o processo licitatório para a execução do projeto de ciclofaixa na Av. Afonso Porto Emerim, em Santo Antônio da Patrulha, uma demanda antiga da comunidade. O trecho compreende o início próximo à RS-30 e comprimento total de 1,76 km, terminando no atual fim do asfalto.
Conforme o prefeito, Daiçon Maciel da Silva, a ciclovia tem o objetivo de aumentar a segurança dos usuários, criando uma faixa exclusiva para usuários, sinalizando a passagem dos mesmos para os motoristas da via. Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Natália Costa explica que devido à conformação da avenida, com canteiro central, além do estacionamento em ambos os lados e tráfego de caminhões, foi preferida a ciclofaixa central à via, para maior visibilidade do ciclista.
Para a execução da mesma, será necessária, além de pintura e sinalização da ciclofaixa, a restruturação de cruzamento em diversos pontos, de forma a aumentar a segurança dos ciclistas sem comprometer o fluxo de veículos.
Natália diz ainda que foi sinalizada também a readequação, além da proposta de novas faixas de pedestres, a fim de aumentar a segurança do trânsito.
No cruzamento da Av. Afonso Porto Emerim com a Avenida Manoel Osório da Rosa foi proposta uma mini rotatória para que o trânsito possa fluir sem a necessidade de maiores tempos nos semáforos da via. Atualmente, os semáforos funcionam com quatro tempos, contemplando apenas o fluxo de automóveis, o que tornaria perigoso o cruzamento de bicicletas, além de não permitir a passagem segura de pedestres.
Os recursos estimados em R$ 266 mil para a execução do projeto são oriundos de emendas impositivas dos vereadores Adelino Stecanela, Jair Beloli e Manoel Adam investimentos próprios.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP