923 pessoas aproveitaram o dia D contra a gripe

06/05/2019

A secretaria municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha realizou no último sábado (04/05), o dia D de vacinação contra a gripe, quando todos os postos com sala de vacinas atenderam a população. Conforme o secretário Joy Silva, a procura foi boa, somando a aplicação de 923 doses neste dia. Só no Posto Central, segundo ele, 436 pessoas foram imunizadas e detalha demais resultados: Posto da Várzea: 139 vacinas realizadas, Posto Assis Brasil, 140, Posto Menino Deus, 75, Posto da Palmeira, 88, Posto da Agasa, 45.

O secretário diz ainda que desde que a campanha iniciou, no dia 10 de abril, a cobertura vacinal já atingiu 51% da meta. “Mais de 7.300 doses foram aplicadas e nossa expectativa é de que até o final da campanha, no dia 31 de maio, tenhamos atingido todas as pessoas que devem tomar a vacina”, comenta.

Até lá, todos os postos de saúde do Município estarão realizando a vacina.  No Posto Central, das 8h às 16h45min, exceto nas quartas-feiras que é das 8h às 18h45 min. Nos demais postos o horário é das 8h às 12h e das 13h às 16h45min.

A vacina protege contra três apresentações do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde. Confira quem deve tomar a vacina:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Gestantes (em qualquer tempo gestacional)

- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)

- Pessoas com 60 anos ou mais

- Povos indígenas aldeados

- Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

- Professores de escolas públicas e privadas

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com atestado médico) que são: doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP