4ª ExpoSAP foi um sucesso

13/04/2016

A 4ª ExpoSAP – Feira da Produção Patrulhense, aconteceu no Parque Caetano Tedesco em Santo Antônio da Patrulha, de 7 a 10 de abril. Em torno de 50 mil pessoas passaram pelo parque e conferiram diversas atrações como palestras, ExpoFeira, produtos tradicionais, shows locais, estaduais e nacionais e o parque de diversões.

A Feira começou com diversas atrações artísticas, tais como: Toni da Viola, Coral Carmem Carolina, Cacau e seus teclados e Carol do Acordeon. Durante à tarde do primeiro dia, ocorreu o Baile da Melhor Idade. Este, foi realizado dentro do Ginásio de Esportes e recebeu em torno de 1000 idosos, sendo 800 visitantes de outras cidades, que dançaram ao som de Nilmar e Vilmar. Na sequência, foi a apresentação de Diogo Barcelos e convidados. Às 19h30min ocorreu a Abertura Oficial da 4ª ExpoSAP com a presença de autoridades Municipais e Estaduais. Após, o grupo de Baile de Masquê realizou apresentação, a banda Curti Samba subiu ao palco, seguida da banda Pura Cadência.

Na sexta-feira, a programação foi dedicada às crianças e jovens. Na parte da manhã, com shows das bandas Hesh e Makossa e, pela parte da tarde, com espetáculo Zuando Som, promovido pelo SESC, e apresentação de dança do Projeto AABB Comunidade. No mesmo dia, Germano Reis, Tábata Baumhardt e as bandas Reiká, Sure, Profeta Trololó e Nativity in Black se apresentaram, sendo o show de Cássio Farias e banda o último da Noite no Palco de Rua. Às 23h30min, a banda Makossa realizou o show de abertura para a primeira apresentação nacional da feira, com a banda NX Zero, que levou o público de mais de mil pessoas ao delírio tocando músicas do novo álbum, “Norte” e sucessos como “Razões e Emoções”, “Cedo ou Tarde” e “Meu Bem”.

Pela manhã de sábado, foi realizado um Encontro Ecumênico, com a participação das Igrejas Católica, com os grupos Jovens Sarados e Família Semeando, e as Igrejas Betel, Episcopal e Adventista do Sétimo Dia . Durante a tarde, diversas atrações estiveram no palco de rua, com show da banda Ágape, as apresentações do C.T.G Cel. Chico Borges, da oficina de dança Renata Guimarães e com um espetáculo de talentos patrulhenses “Elas Cantam o Rio Grande”. Para encerrar a tarde, a Banda Zero Trinta animou o público presente com clássicos do rock. O sertanejo tomou conta da feira pela noite, com shows de Matheus Lyra e banda, Rafael Batista, Rique Santos, Toque do Tchê e Mateus e Fabiano. Ao final das apresentações no palco de rua, um Dj Orange Produtora animava o público de 2.300 pessoas dentro do ginásio de esportes, onde esperavam ansiosamente pelo grande show da noite, com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago.

O último dia de feira, domingo, contou com uma manhã dedicada aos atletas, com a Corrida de Santo Antônio – A corrida mais doce do Estado - e mais uma edição do Caminho Gaúcho de Santiago. A corrida contou com mais de 1200 competidores, divididos em diversas categorias. A caminhada pelo Caminho Gaúcho de Santiago teve o percurso finalizado no Parque Caetano Tedesco, onde os caminhantes ficaram para aproveitar da feira. As atrações musicais do último dia de ExpoSAP iniciaram com o show tradicionalista de Graciele de Souza e Banda e, em seguida, foi a premiação da 4ª Corrida de Santo Antônio. Após, os shows ficaram por conta dos seguintes artistas e bandas: Adriano Oliveira, CTG. Patrulha do Rio Grande, do Grupo Buenaço, da Banda Biss, do Tchê Guri, do Grupo Parceria de Galpão, do Grupo Cambona e, para encerrar, Luiz Cláudio e Baita Baile.

No domingo, também aconteceu a escolha das Soberanas da próxima edição da Feira. As candidatas Isadora Terra, Janaína Coelho, Jéssica Mariáh, Júlia Fernandes, Juliana Maria Gomes e Patrícia Gantus foram avaliadas durante os cinco dias da festa por seis jurados em diversos quesitos como desenvoltura e simpatia, além de prova teórica sobre a história de Santo Antônio da Patrulha e entrevista. Dentre as seis, Juliana e Isadora foram as escolhidas para serem Soberanas da 5ª ExpoSAP, sucedendo Kelen de Oliveira e Kerolyn Braga.

Em paralelo a estas atrações, o parque contou com indústrias da cana-de-açúcar e outros segmentos da culinária tradicional, praça de alimentação, Food Trucks com sushi e churros gourmet, parque de diversões, Feira do Produtor Rural, estande do Polo Universitário Santo Antônio, Casa da Mulher, agroindústrias, produtores e sala de palestras com uma programação própria durante todos os dias da festa.

Marcelo Santos da Silva fala (Marcelo Gaúcho), em nome da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes sobre o sucesso da 4ª ExpoSAP. “A Feira superou todas as expectativas possíveis, como o recorde de público em comparação aos últimos anos. Ficamos felizes com o sucesso de todos os comerciantes e por terem atingido seus objetivos”. Marcelo Gaúcho também agradece a todos os envolvidos que tornaram o evento possível. “Deixo meus agradecimentos a toda a população de Santo Antônio da Patrulha e a todos colaboradores, parceiros e artistas, por acreditarem e apoiarem este grande evento que foi a 4ª ExpoSAP. Agradeço, também, a Brigada Militar e ao Corpo de Bombeiros pelo apoio, e, agradeço especialmente a pequena grande equipe da Secretaria da Cultura que trabalhou de coração e com determinação para que a 4ª ExpoSAP acontecesse”.

A ExpoSAP tem, como objetivo, unir em um único local, as grandes potencialidades desenvolvidas em Santo Antônio da Patrulha.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP