2ª Semana da Agricultura é sucesso em Santo Antônio da Patrulha

05/08/2015

A 2ª Semana Municipal da Agricultura de Santo Antônio da Patrulha, promovida pela Prefeitura Municipal, terminou na última sexta-feira, 31 de julho, contando com uma programação voltada para produtores de diversos segmentos do município.

De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Machado, a Semana da Agricultura foi um sucesso. “Todos os eventos obtiveram um bom público, com palestras de extrema importância, discutindo assuntos relevantes em cada cadeia e, em um momento de redução de gastos, conseguimos fazer parcerias para a realização das atividades, o que proporcionou um custo muito baixo por parte da administração municipal”.

As atividades começaram no dia 24, segunda-feira, iniciando com a primeira parte da 70ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, havendo visita em três propriedades de produtores de gado. Pela noite ocorreram duas palestras na localidade de Palmeira do Sertão, sobre o Caminho Gaúcho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha e sobre o Programa de Turismo Rural.

Na terça-feira, 25, o Fórum do Agronegócio teve seu fechamento no Centro de Convenções Qorpo Santo com o seminário “De onde virão os terneiros?”, onde foram realizadas várias palestras abordando perspectivas de mercado, melhor produção, seleção de gado e corte, doenças, alimentação, desmame e sistemas de integração lavoura-pecuária.

Ainda na terça, o Museu Antropológico Caldas Júnior recebeu a Abertura Oficial da Semana da Agricultura de 2015, em que seis entidades, sendo elas a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, o Sindicato Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Emater/RS, o IRGA e a Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, indicaram agricultores que se destacaram em suas áreas para receberem o prêmio que, a partir deste ano, denomina-se Leonel Barcelos. Na oportunidade foi servido um coquetel produzido por uma parceria entre Emater e o Programa Brasil Sem Miséria, além da abertura da exposição “Leonel Barcelos – O inventor patrulhense”, que permanecerá no Museu até 16 de agosto.

Quarta-feira, 26, foi a vez da Cadeia Produtiva da Banana. O extencionista da Emater de Dom Pedro de Alcântara, Paulo Dalpiaz, esteve na propriedade de Flávio Iaronka, em Evaristo, para continuar a atividade iniciada em 2014 e a partir desta experiência, avaliou as novas práticas de manejo nas lavouras de banana da localidade e pôde observar as mudanças nas condições dos bananais, como adubação, espaçamento de plantas por hectare, controle de doenças e espaçamento dos cachos de banana.

A piscicultura do município foi destaque na quinta-feira, 30, em que os produtores puderam assistir à palestra de Henrique Bartels, Engenheiro Agrônomo da Emater/RS, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha.

No último dia, sexta-feira, 31, houve três eventos. Pela manhã, na sede do IRGA, ocorreram as palestras “Qualidade da água do rebanho” e “Verminose – Manejo e Controle”, pelos veterinários Luis Rogério Carvalho Gomes e Alexandre Piccinini. A tarde foi inaugurada a Agroindústria Familiar Laticínios Barcellos, em Catanduvinha, contando com a presença de representantes da Secretaria, da Emater/RS, da FURG e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O evento Propriedades em Destaque, promovido pelo STR em sua sede, fechou a 2ª Semana Municipal da Agricultura, apresentou as dez propriedades que estarão compondo o Projeto até o próximo ano, seguido por ato comemorativo do lançamento do ano comemorativo aos 50 anos da entidade e jantar.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP