2ª Semana da Agricultura começa nesta segunda-feira

24/07/2015

Começa na próxima segunda-feira, 27 de julho, a 2ª Semana Municipal da Agricultura de Santo Antônio da Patrulha, que conta com uma programação voltada para o incentivo do produtor local.

No primeiro dia de atividades haverá Dia de Campo, com visitas em propriedades da 70ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, nas localidades de Vila Palmeira e Chicolomã, que se estenderá durante todo o dia. A partir das 19h, será realizada palestra sobre o Caminho Gaúcho de Santiago em Santo Antônio da Patrulha, com o palestrante Erich Ramm, no Sítio das Abelhas, em Palmeira do Sertão.

Na terça-feira, 28, Dia Municipal do Agricultor Patrulhense, a partir das 8h, vai acontecer a 70ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio no Centro de Convenções Qorpo Santo, com a palestra “De onde virão os terneiros?”, ministrado pelo professor José Fernando Lobato, do Departamento de Zootecnia da UFRGS. Pela tarde, às 15h, será inaugurada a Agroindústria Familiar Laticínios Barcellos, em Catanduvinha. Por fim, a partir das 19h, ocorrerá a Abertura Oficial da 2ª Semana da Agricultura no Museu Antropológico Caldas Júnior, onde também vai ocorrer a Abertura da Exposição “Leonel Barcelos – O inventor patrulhense” e premiação do Agricultor Destaque, onde em seguida será servido o Coquetel feito pelas famílias que participam do Programa Brasil Sem Miséria.

Dia 29, às 13h30min, haverá avaliação das ações formuladas para a Cadeia Produtiva da Banana na Semana da Agricultura de 2014, na propriedade do produtor Flávio Iaronka em Evaristo, ministrada por Paulo Dalpiaz e a entrega dos incentivos aos produtores aprovados no Comagri – Conselho Municipal da Agricultura.

Quinta-feira, 30, vai tratar do tema Psicultura. A partir das 14h, no escritório da Emater/RS em Santo Antônio, vai acontecer à palestra “Qualidade da água na psicultura”, palestrada por Henrique Bartels, Engenheiro Agrônomo da entidade.

No último dia de eventos, 31 de julho, às 10h, a sede da Emater/RS no município recebe os veterinários Luiz Rogério Carvalho Gomes e Alexandre Piccini, para falar sobre “Qualidade da água do rebanho” e “Verminose – Manejo e Controle”. Às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, onde haverá a apresentação das 10 propriedades que compõem o Projeto Propriedade Destaque 2015/2016 e ato comemorativo aos 49 anos do STR e o lançamento do ano comemorativo aos 50 anos, seguido de jantar.

A 2ª Semana Municipal da Agricultura é promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Museu Antropológico Caldas Júnior, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Polo Universitário Santo Antônio e Emater-Ascar/RS.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

Fonte: ACS/PMSAP