Vacinação contra a gripe até o dia 15

07/06/2018

A campanha de vacinação da gripe foi prorrogada até 15 de junho. A secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha solicita, especialmente aos pais ou responsáveis de crianças com idade entre 6 meses e cinco anos para leva-las ao posto de saúde o quanto antes. Conforme o coordenador do setor de Vigilância em Saúde, o número de crianças imunizadas ainda está abaixo da expectativa.

A vacina pode ser realizada no Posto de Saúde Central das 8h até às 16h:50min e nas
demais unidades de saúde: das 8h às 12h e das 13h às 16h50min.

Além das crianças também devem tomar a vacina:

Pessoas com mais de 60 anos
Gestantes
Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
Profissionais da saúde
Professores da rede pública e particular
População indígena
Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
Pessoas privadas de liberdade
Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

A definição do público-alvo se baseou em critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em estudos epidemiológicos.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O ministério da Saúde lembra que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA