Vacina contra a gripe é antecipada em função do Coronavírus

19/03/2020

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano em decorrência da pandemia de coronavírus. A imunização, que costuma iniciar em abril, vai começar em 23 de março e termina no dia 09 de abril. Para não gerar aglomerado de pessoas em local fechado, as vacinas serão realizadas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem, das 8h às 16h. Em caso de chuva, o Qorpo Santo será utilizado. Idosos com sintomas gripais não devem procurar a imunização neste momento.

A vacina contra a gripe não imuniza a população contra o coronavírus, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico do Covid-19, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

O "Dia D" será em 9 de maio. Neste ano, serão incluídos nos grupos prioritários adultos de 55 a 59 anos. Crianças vacinadas pela primeira vez vão receber duas, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

As etapas da campanha serão:

1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

No interior, ônibus com vacinadores estarão nas localidades. Estão contempladas na semana de 23 de março a 27 de março de 2020, as seguintes localidades:

🔴SEGUNDA-FEIRA - 23/03
Manhã: Arroio da Madeira
Tarde: Serraria Velha ( Convidar População do Morro Agudo)
Ônibus 2:
Manhã: Rincão do Herval
Tarde: Monjolo

🔴Terça-Feira - 24/03
Ônibus 1:
Manhã: Pinheirinhos (Convidar População da Vila Esperança)
Tarde: Campestre
Ônibus 2: