Universidade Federal do Rio Grande oferece 160 vagas para a graduação em Santo Antônio da Patrulha

19/01/2018

No período de 23 a 26 de janeiro estarão abertas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), as inscrições para os estudantes interessados em cursar a graduação no Campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizado no município de Santo Antônio da Patrulha, Campus FURG-SAP.

Para realizar a sua inscrição, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher um dos três cursos de graduação presenciais e gratuitos oferecidos pela FURG na região.

Os cursos de Engenharias Agroindustriais destinam-se à formação de profissionais capazes de liderar as mais importantes empresas brasileiras e multinacionais do setor agroindustrial. Forma engenheiros com uma visão interdisciplinar e com desenvolvidas capacidades interpessoais, aptos a realizar atividades técnicas, científicas e gerenciais da mais alta qualidade e propor soluções inovadores para atender um mercado cada vez mais exigente. Durante a inscrição, o estudantes deverá escolher entre o Curso de Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias (50 vagas), cuja atuação do profissional egresso será na indústria processadora de alimentos em setores como cana-de-açúcar, laticínios, orizicultura, bebidas, carnes em geral, ou o Curso de Engenharia Agroindustrial (50 vagas) voltado à diferentes segmentos da área da Química como por exemplo a indústria de fertilizantes, conservantes e defensivos.

Já o curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Química, Física ou Matemática (60 vagas) tem por finalidade formar um profissional com sólidos conhecimentos nas áreas de Matemática ou Física ou Química, imbuído de uma atitude investigativa não somente em relação à sua prática pedagógica, mas também em sua vida cotidiana e capaz de desenvolver uma profunda capacidade de reflexão sobre o papel das ciências e das tecnologias, bem como de seus impactos sobre a educação e a sociedade. Apresenta como diferencial um núcleo de disciplinas comuns que tem por objetivo integrar as diversas áreas do saber, formando cientistas educadores a partir de uma visão verdadeiramente multidisciplinar no que se refere às práticas escolares e sociais.

A FURG conta com um Subprograma de Assistência Básica ao Estudante com o oferecimento de benefícios e auxílios, entre eles, transporte, alimentação, auxílio permanência, auxílio infância e moradia estudantil. Além disso, os alunos procedentes dos municípios da região Metropolitana de Porto Alegre poderão receber o Passe Livre Estudantil por meio da METROPLAN/RS.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: FURG/SAP