Unidade Sentinela Covid – 19 em fase de conclusão

17/06/2020

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel e o secretário da Saúde, Joy Silva estiveram vistoriando as obras da unidade de Saúde Sentinela, que está sendo preparada para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da Covid – 19. De acordo com o secretário, o local deve ser inaugurado no final deste mês.

O secretário Joy explica que o objetivo principal da Unidade é poder retomar nas demais unidades de Saúde os atendimentos dos pacientes portadores de outras doenças e também consultas eletivas. Ele disse que um trabalho importante de drenagem, instalações hidráulicas e elétricas, entre outras melhorias como adaptações das salas e acessibilidade.

O Município está investindo aproximadamente 380 mil. Os recursos são provenientes do poder Legislativo e de reserva de contingência do Executivo. A nova unidade funcionará no prédio ao lado Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Cidade Alta, onde abrigava a Casa da Criança.

Conforme a diretora de infraestrutura da secretaria da Saúde, Rafaela Dapper Brazale, a unidade contará com cinco quartos de isolamento, cinco consultórios para atendimento, triagem, farmácia, sala de emergência com respirador, sala de nebulização e copa.

O prefeito Daiçon destacou a importância de o investimento em um prédio próprio da prefeitura, “onde futuramente poderemos implantar uma nova Estratégia de Saúde da Família, a do bairro Madre Teresa ou abrigar outros setores da saúde, como a Vigilância em Saúde ou o Caps, que hoje funcionam em prédios locados”, disse.

Daiçon agradeceu “as equipes das secretarias municipais do Planejamento, responsável pelo projeto e da Saúde que está coordenando todo o processo, bem como todos que estão contribuindo, como a Câmara de Vereadores que destinou 50% de emendas impositivas e abriu mão de parte do duodécimo (recurso mensal) repassado pela prefeitura à Câmara, somando aí R$ 780 mil. Nossos agradecimentos também ao Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 e a nossa população que tem sido solidária, com doações de roupas de cama e banho para a unidade sentinela”, disse.

Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Gabinete do Prefeito