Uma tarde repleta de história no 4º Raízinha

29/10/2019

O 4º Raizinha de Santo Antônio da Patrulha trouxe na tarde de quarta-feira (24/10),  os membros do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha contaram um pouco dos 20 anos de atuação e os primeiros apontamentos a respeito da toponímia das localidades do município. O historiador e servidor público, Fernando Rocha Lauck falou sobre a lagoa dos Barros, com apontamentos e registros históricos.

O pesquisador e historiador, Jaime Nestor Muller explicou a atuação da Defesa Civil com o intuito de construir uma cultura de prevenção.

As professoras aposentadas Ana Maria Gil Massulo e Mariza Kraemer Massulo mostraram a genealogia da Família Massulo, a história de Francisco Miguel Massulo e seus descendentes.

A professora Rosa Maria Gil Gomes e a protética Clarice Kimiko Okada faram sobre a chegada dos japoneses a cidade e expuseram alguns artesanatos.

A diretora da EEEF José Pereira da Rocha, Perla Barcelos Marques discursou a cerca da escola. Também teve a apresentação dos alunos que cantaram uma linda música.

A comunicadora, produtora e apresentadora do Programa Momento Mulher, Vera Maria de Assis Mohr a respeito do programa e do evento Ciranda Rosa, que aconteceu na Semana Municipal da Mulher do município.

Também tivemos os relatos da aposentada Terezinha Maria Araújo da Silva Pereira que contou a trajetória do time Vira-Copos do Baar Central; as professoras Maria Valesca Endress Cardoso, Lucíola Endress Cardoso e Natália Cardoso Luz contam sobre Daysson Cardoso à frente do Comercial Palmeira, a história de um armazém que chegou aos 100 anos; o advogado Joelson Machado de Oliveira palestrou sobre “JUCATES – JUVENTUS: Da religião ao futebol”; o historiador Luciano Peixoto falou a respeito da guarda velha de Viamão e a fazenda Rincão da Palmeira e Venturosa e as professoras aposentada Rosa Maria Gil Gomes e Liseta Ferreira encerraram as atividades da tarde com a palestra “Haras para turfe cede espaço para urbanização no novo Bairro Pitangueiras”.

Estiveram presentes o prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva, o presidente da Câmara municipal, Rodrigo Massulo, o vereador Marcelo Gaúcho, a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha e a secretária da Educação Dalva Provenzi de Carli.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP