Uma das maiores pesquisas sobre COVID-19 do mundo será realizada pelo Ministério da Saúde em quatro bairros da nossa cidade

14/09/2021

Santo Antônio da Patrulha foi selecionado para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil – PrevCOV, do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, sendo uma das maiores investigações sorológicos de COVID-19 registrados no mundo até o momento.
Esta pesquisa será realizada com a população da região dos bairros Campestre, Campestre Velho, Madre Teresa e Pinheirinhos.
Um estudo soroepidemiológico fornece informações que apoiam a tomada de decisão baseada em evidências, embasando as respostas em saúde pública, mostrando a distribuição da COVID-19, sua dinâmica de transmissão, a variação da doença de acordo com o cenário específico das populações afetadas e nos diferentes recortes geográficos.
A PrevCOV trabalha inicialmente com uma amostra de indivíduos selecionados para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD COVID-19, do IBGE.
São objetivos desta pesquisa:
1. Descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes;
2. Estimar a magnitude da infecção por SARS-CoV-2 (novo coronavírus) nas capitais e regiões metropolitanas das capitais;
3. Permitir cálculos mais precisos da morbidade e letalidade pela doença.
O enfermeiro Gustavo Kirsch, presidente do Comitê de Enfrentamento à COVID-19, e o secretário municipal da Saúde, Toninho Selistre, ressaltam a importância da participação da população dos bairros selecionados, pois serão dados de extrema importância para os estudos sobre a COVID-19 no Brasil.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS