Último dia de Feira do Livro contou com lançamento de livros e participação do Grêmio Literário Patrulhense

30/11/2020

No último sábado (28) ocorreu o dia de encerramento da 10º Feira Municipal do Livro de Santo Antônio da Patrulha. O evento que durou quatro dias, foi realizado de forma totalmente virtual através da página facebook.com/prefsSAP e ainda se encontra disponível para o público.

Durante o sábado tivemos três momentos de extrema importância para a literatura patrulhense, contando com a participação do Patrono da Feira Municipal do Livro desse ano, o Prefeito Daiçon Maciel da Silva, e a Escritora Homenageada, a professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente.

Primeiramente ocorreu o lançamento do livro “Anais Semana Acadêmica 2020”, que tem como organizadoras, a Coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, Professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e a integrante da equipe do Polo Universitário, Franciele Krumenauer Vieira. Na roda de conversa sobre o livro também estiveram presentes os escritores Edenilson dos Santos Costa e Milena Silva Messagi, que comentaram sobre os alguns artigos presentes na obra.

A participação do Grêmio Literário Patrulhense também marcou o dia, com seus representantes Sandreli Bandeira e demais membros da comissão organizadora do livro “Suas Excelências, Os Personagens”. O lançamento ainda contou com apresentação teatral sobre algumas das figuras conhecidas do cotidiano patrulhense, que são homenageadas no 3º volume da obra. O lançamento foi feito de forma inovadora, conduzido pelo ator Alexandre Malta, contando com a trilha sonora do músico patrulhense Manchinha. Destaque especial neste momento para o Dr. Nicanor, escritor homenageado nesta edição.

Encerrando o dia, a Presidente do Grêmio Literário Patrulhense, Ana Clara Maciel e a Historiadora Vera Lucia Maciel Barroso realizaram o lançamento do livro “XXXI Antologia Poética Patrulhense – Poesia na Praça”. Ambas contaram um pouco sobre cada edição lançada nesses 31 anos de Poesia na Praça, lembrando o evento Arte na Praça. Realizado na década de 80, na Praça da Matriz no bairro Cidade Alta, apresentava varais com poesias e acabou sendo o principal impulso para o surgimento da Antologia.

A Escritora Homenageada da 10ª edição da Feira, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, se despediu do público, agradecendo a oportunidade. “Foi uma experiência incrível que tive a oportunidade de viver, muito obrigada por me permitirem viver esse momento tão intenso e de tantas emoções e homenagens”.

Já o Patrono e Prefeito Daiçon Maciel da Silva diz que “foram quatro dias de muita honraria, com todos os convidados que puderam comparecer nesses quatro dias de Feira do Livro, ter sido lembrado pelos patrulhenses e ser escolhido como Patrono desse ano foi uma grande emoção. Tenho muito orgulho de ter instituído a Feira do Livro em nosso Município há 10 anos e agradeço aos prefeitos anteriores que deram continuidade ao evento e espero que os futuros gestores sigam com a nossa Feira", disse.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PREFASAP

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia