Tapetes Eucarísticos encantam patrulhenses em dia de Corpus Christi

19/06/2017

As homenagens ao padroeiro da cidade conhecida como a terra da rapadura, da cachaça e do sonho movimentou Santo Antônio da Patrulha nesses meses de maio e junho. O envolvimento do Instituto Histórico e Geográfico, da Administração Municipal e da comunidade, com a condução da Paróquia da Cidade Alta deram proporções maiores ao evento que é realizado anualmente no município.

“Foi uma celebração diferente. Vimos a comunidade mais engajada nesses festejos, que são os mais tradicionais da cidade”, observou o prefeito Daiçon Maciel da Silva.

O dia do padroeiro, 13 de junho, é feriado municipal, mas muitos dias antes a programação é iniciada, com a visita dos festeiros a residências e instituições da cidade. Eles levam a bandeira do Divino, onde as pessoas amarram as fitas e fazem pedidos. Há ainda a Trezena, com missas de 1º  à 13 de junho, bênçãos aos mais variados segmentos da sociedade, cavalgadas dos Tropeiros e Cavalarianas, Sopão do Divino, jantar baile, aurora festiva com queima de fogos, reunião dançante, missa solene com o Quadro da Imperatriz e Mordomas e os Santo Antoninhos.

No dia de Corpus Christi, mais celebrações, com missa e procissão realizadas pelas paróquias de Pitangueiras e da Cidade Alta. Em 2017, o grupo de jovens Semeando produziu 200 metros quadrados de um belíssimo tapete eucarístico em frente à Igreja Matriz da Cidade Alta. A comunidade foi conferir a bela obra, produzida pela primeira vez no município.

O prefeito disse que ficou surpreso com a iniciativa da paróquia, através do Padre Oseias e dos jovens, e tomou providências para que a obra permanecesse no local até a manhã de sábado. Um vigilante guardou a rua para que não ocorresse vandalismo e a comunidade então, tivesse mais tempo para apreciar o trabalho.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP