Startup da Escola Patrulhense vence etapa do projeto Hora de Empreender

13/09/2021

A Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, representada por seu diretor de Gestão, Kassiano Fraga, esteve presente na última quinta-feira (09), acompanhando mais uma etapa do projeto Hora de Empreender, realizado através do programa Inova RS da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). Esta etapa contemplou três escolas da Região Metropolitana e Litoral Norte, entre elas a Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense.

Na ocasião foram apresentados os pitches das ideias desenvolvidas para uma banca de jurados que indicou o melhor projeto. A ideia que ficou com o 1º lugar foi a startup First Job, pensada para enfrentar o problema das dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.

Para essa etapa do projeto, chamada de JA Startup, os alunos foram divididos em grupos para desenvolverem uma ideia de startup (negócio inovador ligado à tecnologia). Para tanto, contaram com o acompanhamento de mentores do programa, profissionais com experiência nas áreas de negócios, marketing e tecnologia. Ao longo das últimas semanas, os estudantes identificaram um problema real do cotidiano, analisaram possíveis soluções, buscaram informações de potenciais concorrentes, pesquisaram o tamanho do mercado de atuação e formas de tornar sua ideia financeiramente viável.

A outra ideia apresentada por estudantes da Escola Patrulhense e que ganhou muitos elogios dos presentes foi a startup Mais Saúde, solução pensada para simplificar o acesso a consultas médicas.

Kassiano Fraga, que é também presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou o empenho dos alunos durante o projeto, bem como a criatividade das soluções buscadas. “Experiências como essas servem para demonstrar o potencial transformador dos jovens. Esse projeto se diferencia ao colocar os alunos como agentes ativos do processo de aprendizagem e ao mesmo tempo os conectando com as novas profissões e habilidades do futuro.”

Fonte: ACS