Solidariedade 10 x 0 Coronavírus

06/04/2020

Em Santo Antônio da Patrulha, voluntários confeccionam e doam máscaras

Uma vez que o uso de máscaras cirúrgicas, foi determinado para uso de profissionais da Saúde, o ministro da Saúde, sr. Luiz Carlos Mandetta, recomendou que voluntários, líderes comunitários, pessoas nas ruas, usem as máscaras confeccionadas em tecido ou tnt.

Diante disto, a costureira Deise Kresch (Acessórios da Hellen) e uma pessoa da comunidade, que prefere não se identificar, doaram para a Secretaria da Saúde, 60 máscaras de tnt. O doador anônimo deseja que aproximadamente 30 máscaras sejam direcionadas aos voluntários, que estão no auxílio às filas de bancos e lotéricas.

Na manhã do último sábado, a Fisioterapeuta Isabel C. Müller, que recebeu os donativos, buscou as referidas máscaras, que serão distribuídas nesta segunda-feira, antes dos voluntários iniciarem suas atividades. E deverão, também, ser orientados quanto ao uso destas máscaras.

Os ateliers de costura ou profissionais do ramo que queiram fazer doações de máscaras de tecidos para a Secretaria da Saúde poderão entrar em contato com o Posto de Saúde Central para agendamento de entrega dos materiais através dos telefones: (51) 3662-7550/3662-7555.

A Comissão de Controle de Infecção (CCI) alerta para quem decidir contribuir nessa causa, que alguns cuidados na produção de máscaras deverão ser adotados, para que assim não ocorra o risco de contaminação.

Confira abaixo algumas orientações da CCI:

ATELIERS DE COSTURA

a. No interior do local deverá ser evitado ambiente insalubre com aglomeração de pessoas, e que assegure a distância mínima de 1,50 – 2,0m entre estes;

b. A higienização do piso do local deverá ser realizada a cada turno de trabalho utilizando água (balde de 05 litros) e água sanitária (um copo 200ml);

c. As superfícies (mesas, máquina de costura, tesouras, utensílios) deverão ser higienizadas com álcool 70ºGL;

d. Procurar utilizar calçado único (solado de borracha) que deve ser higienizado com a mesma solução de água + água sanitária a cada turno de trabalho, e utilização restrita ao local de produção;

e. Procurar utilizar uma roupa específica (lavada diariamente) dentro do local de confecção das máscaras;

f. Não utilizar quaisquer tipos de adornos (anéis, brincos, alianças, pulseiras, relógios);

g. Se possível usar máscara (de preferência trocada a cada 04 horas de uso se descartável), se máscara de tecido lavar diariamente, e gorro ou toca (pode ser de tecido – lavar diariamente);

h. Realizar a higienização de mãos com álcool gel 70% ao entrar e tantas vezes quanto necessário no decorrer do dia. A lavagem de mãos com água e sabão também é adequada para essa finalidade;

i. Ressaltamos que materiais porosos (papel, tecidos ou não tecido SMS, TNT comercial) são uma via de propagação do vírus por contato, e provável contaminação, e para tal evite ao máximo o contato da mão ou dedos com olhos, boca e nariz;

j. O uso de materiais de escritório devem ser restritos a apenas uma pessoa, sem compartilhamento;

k. Procurar não falar sobre os materiais que são utilizados para confecção das máscaras;

l. Manter o mínimo de materiais sobre as bancadas de trabalho, as superfícies deverão estar perfeitamente limpas e higienizados, dando preferência ao álcool 70º GL;

m. Os equipamentos (tesouras, estiletes, máquinas) deverão ser manipulados por um único profissional;

n. Ambientes para lanches e refeições dos profissionais do estabelecimento não devem ser frequentados com uniforme. Sempre que os profissionais forem até esses locais deverão estar com as mãos perfeitamente higienizadas, e para tal sugerimos a lavagem de mão com sabão e água.

o. Neste momento é conveniente que cada profissional tenha seus utensílios de cozinha (garfo, faca e colher) individualizados e de preferência que a higienização seja realizada pelo próprio colaborador, com armazenamento em saco plástico ou caixa de plástico endurecido.

p. A confecção das máscaras deverá ser realizada com não tecido SMS que é próprio para esterilização, em caso emergencial o TNT pode ser um alternativa, sempre usando três camadas na fabricação. Dar preferência a cores claras do produto (branco, azul claro, rosa claro, verde claro);

Tamanho da máscara: 18x18cm Alças: 70x3cm.

q. Após a confecção as máscaras, estas deverão ser colocadas umas acima das outras de modo ordenado, e se possível dentro de uma embalagem plástica previamente higienizada com álcool 70ºGL, para envio à Secretaria Municipal da Saúde.

NOTA IMPORTANTE: Todo e qualquer profissional e familiares que apresentarem sintomas de Síndrome Gripal (dor no corpo, febre, dor de garganta, falta de ar) durante a confecção das máscaras deverão cessar a atividade imediatamente e procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-Prefasap